06 dez, 2018

Alunos do IDP visitam STF em aula de Processo Constitucional

Os estudantes da turma de Processo Constitucional do IDP realizaram uma visita ao plenário do Supremo Tribunal Federal e ao gabinete do Professor do IDP e Ministro do STF, Gilmar Mendes no dia 28 de novembro. A excursão foi conduzida pelo Professor de Processo Constitucional José Carvalho e teve como objetivo acompanhar uma sessão de julgamento do STF.

Para o Professor José Carvalho esse tipo de experiência ajuda o estudante do IDP a ter contato com o que é estudado nas aulas. “A visita ao STF é oportunidade singular de fornecer aos estudantes experiência prática relativa aos conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de processo constitucional, assim, aprofundando a experiência jurídica, aliando teoria e prática”, explica o Docente.

No tour, os estudantes conheceram as instalações do STF, como o museu, Salão Nobre, Salão Branco e Plenário, recebendo informações de um guia do cerimonial da Corte, e acompanharam uma sessão de julgamento, na qual os Ministros do STF analisaram a constitucionalidade do indulto presidencial de Natal de 2017.

Para o docente esse tipo de aula auxilia na formação do aluno e estimula seu interesse pelas práticas jurídicas. “Essas visitas institucionais têm os escopo de complementar a aprendizagem e fomentar o interesse do aluno por atividades jurídicas”, enfatiza o Professor do IDP.

A Estudante do IDP Mara Rubia comenta que esse tipo de aula é importante para a formação em Direito. “É importante ter uma “prévia” de como as pessoas se portam em ambientes como esse, qual é a ordem das coisas, tendo em vista que tenho colegas que estudaram em outras universidades de Direito de Brasília e disseram nunca ter tido essa oportunidade que estou tendo no IDP”, finaliza a aluna.

O IDP sempre busca oferecer aos alunos experiências no âmbito jurídico, como simulações de corte, debates e visitas às maiores cortes do Brasil, assim aumentando a intimidade do aluno ao exercício de Direito, logo no começo da graduação.

AINDA COM DÚVIDAS?