Apresentação

A Biblioteca do IDP foi criada em outubro de 2005 com o objetivo de atender às demandas de informações no âmbito do Direito Público, não só da comunidade acadêmica do Instituto, quanto dos estudiosos de fora, que a ela acorrem. Desde então, tem desempenhado o papel de proporcionar um espaço de informação, cultura e fomento à pesquisa jurídica.

Atualmente, a Biblioteca possui um acervo especializado em Direito com, aproximadamente, 20 mil documentos, entre livros, obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.), coleções especiais, periódicos científicos, CD-ROMs e outros materiais audiovisuais. O acervo bibliográfico inclui obras em português, espanhol, inglês, francês, italiano e uma coleção especial em alemão.

As atividades de rotina da Biblioteca, incluindo a consulta e o empréstimo, são gerenciadas pela base de dados PHL- Personal Home Library. O padrão do registro utilizado pelo PHL se baseia no formato UNISIST/UNESCO, compatibilizado com os padrões internacionais de intercâmbio de informações. O programa de automação possibilita a elaboração de relatórios, dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT, e a consulta ao catálogo e a reserva podem ser feitos via internet.

O acervo de livros está ordenado nas estantes por assunto, segundo a Classificação Decimal de Melvil Dewey, e a Classificação Decimal de Direito, de Dóris Queiroz Carvalho. Os periódicos estão organizados nas estantes em ordem alfabética de títulos. A catalogação das obras é realizada de acordo com os padrões estabelecidos no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

Além da organização e atualização, a biblioteca se caracteriza pela participação ativa na vida acadêmica dos alunos do IDP, seja realizando pesquisas bibliográficas, auxiliando na normalização de monografias ou mesmo divulgando eventos, palestras e demais informações de interesse do corpo discente.

{backbutton}