PAPIN - Programa de Apoio à Iniciação Científica e à Pesquisa

O Programa visa incentivar a pesquisa e a produção acadêmica dos alunos de graduação em Direito e de graduação em Administração Pública do IDP, apoiando os alunos selecionados na forma do edital, que são publicados semestralmente, e das normas complementares para participação em eventos acadêmicos, nacionais e internacionais.

PROIC - Programa de Iniciação Científica

O Programa visa incentivar a pesquisa e a produção acadêmica de estudantes da graduação em Direito e da graduação em Administração Pública, sob a supervisão qualificada de docentes da instituição, a partir da concessão de auxílio financeiro ao desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais.

PAGRUP - Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Grupos

O Programa visa incentivar a pesquisa e a produção acadêmica no âmbito de grupos de pesquisa liderados por professores da graduação em Direito e da graduação em Administração Pública do IDP, apoiando a participação em eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, e a realização de projetos de pesquisa que demandem financiamento.
Deverão ser formulados por professores da EDAP/IDP, na condição de líderes de Grupos de Pesquisa.

A seleção dos projetos será feita com base nos seguintes critérios:
a) solidez metodológica do trabalho a ser apresentado no evento acadêmico, caso aplicável;
b) relevância do evento acadêmico de que se pretende participar;
c) relevância da pesquisa para o ambiente acadêmico interno e para a comunidade acadêmica como um todo;
d) desempenho acadêmico dos alunos;
e) participação dos alunos em grupos e projetos de pesquisa liderados por professores da EDAP/IDP; e disponibilidade orçamentária.

SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O CEPES promove, semestralmente, o Seminário de Iniciação Científica do IDP, que tem como objetivos:

  • estimular o ensino, pesquisa e extensão;
  • promover a integração do conhecimento;
  • divulgar trabalhos acadêmicos realizados pelo corpo discente;
  • oportunizar o fomento das habilidades orais dos alunos;
  • incentivar uma cultura institucional de produção científica;
  • promover a socialização entre alunos e professores da Instituição;
  • criar um ambiente cultural;
  • publicar os trabalhos apresentados no jornal Direito & Pesquisa e Administração & Pesquisa.

Conheça nossas iniciativas

O Laboratório de Pesquisa

O QUE É O LABORATÓRIO?

O Laboratório de Pesquisa consiste em um grupo de estudos/pesquisa voltado para os alunos da graduação em Direito da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP. O objetivo do grupo é, especialmente, incentivar os alunos da EDAP/IDP à pesquisa científica no âmbito do Direito e proporcionar um contato mais aprofundado do corpo discente com os assuntos e temas que são de seu interesse.

O Laboratório de Pesquisa não tem uma área de pesquisas definida e única. A ideia é promover ao corpo discente um contato mais direto e aprofundado com a área de seu interesse para pesquisa. Dessa maneira, consiste num grupo de estudos multidisciplinar e interdisciplinar que, ao mesmo tempo em que incentiva e propicia ao aluno uma abordagem metodologicamente orientada para a área de seu interesse, permite uma troca de experiência e interesses entre os alunos a partir da manifestação e pesquisa de cada um.

O JORNAL DIREITO & PESQUISA

A produção acadêmico-científica é a principal tarefa das atividades de iniciação científica, como é o caso do Laboratório de Pesquisa e o Seminário de Iniciação Científica. Nessa esteira, para divulgação das pesquisas e ampliação do debate acadêmico, o resumo dos estudos produzidos nesses programas são publicados no jornal DIREITO&PESQUISA e ADMINISTRAÇÃO&PESQUISA. As edições dos Jornais podem ser acessadas aqui.

AINDA COM DÚVIDAS?