Notícias

A ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA e a ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE BRASÍLIA tornam público edital para submissão de projetos ao Programa de Iniciação Científica dos Cursos de Graduação em Direito e em Administração Pública do IDP (ProIC/IDP) para o ano de 2018.

Veja link abaixo.

pdf ProIC Edital Resultado 2017 (265 KB)

pdf ProIC Edital 2017 (299 KB)

 

 

O resultado do nosso Vestibular já está disponível! Você já pode conferir a nossa lista de aprovados no Vestibular 2018.1!

Para conferir, é só clicar no link abaixo

A discussão das proposições legislativas é uma etapa extremamente importante da instituição das políticas públicas e dos programas governamentais, que na maior parte das vezes só podem ser implementados após a aprovação e o início da vigência de lei.

Devido à importância dessa legislação e aos custos e benefícios gerados por ela, torna-se essencial, na fase de discussão, que se avalie criteriosamente a proposição.

O livro, “Avaliação de Impacto Legislativo: cenários e perspectivas para sua aplicação”, organizado pelos Professores Fernando B. Meneguin e Rafael Silveira e Silva, apresenta e discute essa importante ferramenta que ajuda a garantir que os efeitos do ordenamento jurídico sobre a sociedade sejam os mais eficientes possíveis.

O lançamento será no dia 06/12, às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal.

 

No sábado, dia 25/11, o IDP organizou o encerramento do XVI Curso de Formação Jurídica para Ensino Médio e do XXIV Curso de Formação em Teoria Geral do Direito Público. O evento contou com uma aula ministrada pelas Professoras Janete Richen e Soraia Plachi, além de uma palestra proferida pelo Ministro Gilmar Mendes. Em seguida, os participantes dos cursos tiveram um momento de interação na área de convivência.  

O Curso de Formação Jurídica para Ensino Médio acontece semestralmente no IDP, de forma gratuita, para alunos previamente selecionados de instituições de ensino médio pública e privadas do DF. O curso consiste em debates acerca dos direitos e deveres fundamentais do cidadão, visando fortalecer o exercício da cidadania. A cada edição é definido um tema geral, e grandes nomes do corpo docente do IDP são convidados para ministrarem as aulas e fomentarem as discussões. 

Já o Curso de Formação em Teoria Geral do Direito Público é destinado aos alunos de Direito, também gratuitamente, que buscam diferenciais para se tornarem profissionais de excelência. O curso é uma forma do IDP contribuir na formação dos estudantes ao promover debates aprofundados sobre temas atinentes ao direito público, colaborando para o desenvolvimento técnico e ético dos estudantes de direito das diversas Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal. O curso busca, ainda, incentivar a pesquisa e a produção acadêmica por meio da elaboração de um artigo final para disponibilização no ambiente virtual do IDP  (Caderno Virtual). 

A partir de cursos e eventos como esse o IDP reforça seu compromisso com a Responsabilidade Social e com a formação acadêmica em Direito de excelência. Agradecemos a presença de todos no sábado, e esperamos contribuir com a formação de mais alunos do Ensino Médio e estudantes de Direito nos próximos semestres. 

O Centro de Pesquisa – CEPES convoca os alunos da turma de TCC II de 2017.2 da Escola de Direito de Brasília – EDB para comparecerem às bancas examinadoras e fazerem a defesa oral dos seus Trabalhos de Conclusão do Curso de Direito, conforme composição, data e horário das sessões públicas a seguir especificadas:

 

  pdf EDITAL BANCAS 2017 2_FINAL (180 KB)

RESULTADO DO

I Concurso de textos para o Jornal “Administração & Pesquisa” da EAB/IDP

 

A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE BRASÍLIA  e o CENTRO DE PESQUISA do IDP tornam público para os alunos da Graduação em Administração o resultado do  I Concurso de textos para o lançamento do Jornal “Administração & Pesquisa” da Escola de Administração de Brasília:

“Qualidade de Vida no Setor Público: uma proposta de investigação sobre a recorrência do viés assistencialista”

Aluna: Jayne da Silva Bezerra

 “Identidade Civil Nacional (ICN) como mecanismo de inovação na Administração Pública”

Aluno: João Francisco de Medeiros Stevanato

 

Os dois textos premiados em 1º lugar foram produzidos no âmbito dos grupos de estudo da EAB:

1)    GRUPO DE ESTUDOS EM GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO – Coordenado pelo Prof. Felipe Côrtes e

2)    GESTÃO E INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO – Coordenado pelo Prof. Leonardo Oliveira.

 

Os dois alunos, autores dos melhores textos, foram premiados cada um com uma bolsa de estudos integral para o MPA – Master in Public Administration.

Os textos foram produzidos no âmbito dos grupos de estudo da EAB:

3)    Grupo de estudos em Gestão de Pessoas no Setor Público – Coordenado pelo Prof. Felipe Côrtes e

4)    GESTÃO E INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO – Coordenado pelo Prof. Leonardo Oliveira.

 

 Leonardo Reisman                                            Janete Ricken Lopes de Barros

Coordenador da EAB                                               Coordenadora do CEPES