O Grupo de Estudos em Tópicos Especiais de Direitos Humanos (GETEDH/IDP), coordenado pela professora Luciana Silva Garcia, organiza no dia 18 de maio, às 17h30 NA sala 105, seminário com a mestre em Direitos Humanos pela UnB Bruna Junqueira Ribeiro, que fará uma exposição de sua dissertação " A (in)capacidade estatal de defesa dos direitos humanos: o incidente de deslocamento de competência n.º 3 e a violência policial no estado de Goiás". 

O trabalho é um estudo de caso que pretende registrar o processo de denúncia e federalização das graves violações aos direitos humanos em Goiás decorrente da ação violenta das forças policias. A dissertação surgiu a partir de pesquisas sobre os casos de homicídio e tortura praticados por agentes da segurança pública no exercício de sua atividade que foram denunciados em 31 de outubro de 2014 na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em Washington/EUA. 

“Em 10 de dezembro do mesmo ano, o Superior Tribunal de Justiça – STJ, julgou o Incidente de Deslocamento de Competência nº 3 – IDC 3, o pedido de transferência da competência da Justiça estadual para a Justiça federal, para investigar, processar e julgar 8 casos emblemáticos de crimes de grave violação aos Direitos Humanos no Estado de Goiás, relacionados aos crimes denunciados em Washington”, explica Ribeiro. 

O primeiro seminário faz parte de um projeto maior do GETEDH/IDP que tem a previsão de fazer mais três encontros no decorrer do ano, com os temas: políticas públicas de enfrentamento à tortura, experiências de tribunais populares sobre violações de Direitos Humanos e casos brasileiros no Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos. Datas a serem definidas.