4 duplas de debatedores representam o IDP no maior evento de debates competitivos universitários do Brasil aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 06 e 10 de setembro

88 jovens universitários de oito estados se reúnem para debater grandes temas de relevância política nacional e internacional no IV Campeonato Brasileiro de Debates
Foram debatidos diversos temas de interesse da sociedade como a Crise Política brasileira, crise na Venezuela, financiamento público, festas populares, delação, sistema tributário, inteligência artificial e suicídio.
Esse ano foi à segunda edição do Campeonato Nacional que o IDP obteve uma representação. A delegação era compostas de 8 alunos da graduação como debatedores: Camilo Jreige, Davi Filho, Flávia Taiane, Guilherme Rennó, José Lima, Marcelo Sarmento, Mateus Rodrigues e Tainara Borges, e com o Advogado egresso da instituição e também aluno da pós, Pedro Ludovico na função de adjudicador.
A dupla formada pelos debatedores Camilo Jreige e Mateus Rodrigues, conseguiu classificação e participou da fase eliminatória nas quartas de final.
Também nessa edição do campeonato foi escolhida a sede do V Campeonato Brasileiro de debates em assembleia deliberativa com representantes de sociedades de todo o Brasil, na qual a representante da SDIDP apresentou proposta e foi decido que o Campeonato Brasileiro de Debates do Ano de 2018 será realizado IDP, que recepcionará os integrantes de mais de 16 Sociedades de debates do Brasil inteiro.