Clique aqui para baixar o anuário.  

Fundado em 1998, o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) consolidou-se como um centro de estudos e reflexões sobre Direito e Administração Pública. Sendo, portanto, uma instituição que produz e difunde conhecimento de assuntos estratégicos nos campos em que atua, o IDP constitui um think tank independente que busca contribuir para as transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil. 

Para o cumprimento dessa missão, a localização geopolítica do Instituto em Brasília lhe confere uma posição privilegiada. A cidade possui a vocação própria das capitais nacionais de ser um polo de excelência intelectual, uma vez que ao concentrar governantes, legisladores, juristas nos últimos degraus da carreira e profissionais ligados, sobretudo, ao setor público, Brasília torna-se o lugar onde acontecem os debates acerca do desenvolvimento e do futuro do país. 

Inserido nessa geografia, o IDP estabelece contato direto com o Executivo, Legislativo e Judiciário não só para aproximá-los da academia, como também para colocá-los em diálogo com o mercado e com a sociedade em geral. O IDP torna esse encontro possível ao criar um espaço acadêmico neutro onde se discutem, com credibilidade e qualidade, os principais temas da atualidade. O Instituto assume, assim, o protagonismo de ser o palco onde diferentes pontos de vista compartilham o pensamento e a experiência que possuem para trocar ideias, produzir conhecimento e propor soluções.

Se a escolha de Brasília como sede institucional contribui para projetar nacionalmente os debates promovidos pelo IDP, outro mérito do Instituto consiste em ampliá-los globalmente por meio de cooperações internacionais com centros de ensino, governos e instituições renomadas de outros países. Esse intercâmbio preza tanto pelo contato e pela assimilação de novas realidades, pensamentos e formas de atuação em vigor fora do Brasil, quanto pela exportação dos saberes e boas práticas desenvolvidos aqui.

ENSINO E PESQUISA

O IDP é a entidade mantenedora da Escola de Direito de Brasília (EDB) e da Escola de Administração de Brasília (EAB), que disponibilizam cursos de graduação, especialização, mestrado e extensão. O corpo docente representa um dos principais diferenciais do Instituto, pois além de ser composto, majoritariamente, por mestres e doutores, reúne professores com carreiras consolidadas. Ministros, juízes, procuradores, promotores, advogados, membros das mais altas cortes e órgãos governamentais dedicam o domínio acadêmico e a experiência profissional que possuem para a formação dos alunos.

O IDP é também uma instituição voltada para a pesquisa e, como tal, possui cinco Núcleos de Estudo e o seu próprio Centro de Pesquisa, o CEPES, que desempenha a função de integrar todo o conhecimento gerado, principalmente, nos Grupos de Estudo e Grupos de Pesquisa. O CEPES é responsável por uma série de iniciativas, sobretudo, científicas, mas também de cunho social, pelas quais congrega alunos da graduação, especialização e mestrado, tal como os professores desses três níveis acadêmicos.

Outra vertente na qual o IDP possui forte tradição como realizador de eventos de grande porte. O Instituto possui knowhow para organizar palestras, seminários e congressos nacionais e internacionais que reúnem lideranças do cenário político, jurídico, empresarial e acadêmico do país e do exterior, o que reforça seu posicionamento como espaço de debate consagrado. Essa vocação para o diálogo acadêmico é reiterada pelas publicações do Instituto, que vão desde monografias, artigos e dissertações, coluna em revista jurídica, e-books e periódicos digitais, revistas acadêmicas até livros publicados pela Série IDP/Saraiva, uma parceria entre o IDP e a Editora Saraiva com o intuito de disponibilizar obras de qualidade àqueles interessados em assuntos das áreas do Direito e da Administração Pública.

ESTRUTURA E INSTALAÇÕES

Localizada na Asa Sul de Brasília, a sede do IDP funciona em um prédio moderno de seis andares, devidamente planejado para atender a pessoas com necessidades especiais. O edifício dispõe de salas de aula amplas, uma sala de estudos individuais e outra de reunião de grupos de pesquisa, sendo todas bem equipadas e com acesso à internet.

O Instituto tem ainda dois laboratórios, um de informática com 30 computadores, e o outro de áudio e vídeo com capacitação técnica para registrar eventos acadêmicos e fazer exibições. Esse laboratório audiovisual conta com um estúdio de gravação, recepção e transmissão ao vivo de aulas, reuniões e outras atividades acadêmicas, tendo ainda um sistema virtual de acompanhamento, tutoria e monitoramento a distância.

Em 2015, o IDP inaugurou um auditório adequado para sediar os grandes congressos, seminários e palestras que realiza, que também conta com um espaço ambivalente que poderá abrigar atividades culturais. Com capacidade para 250 pessoas, o novo auditório foi cuidadosamente projetado para ter uma acústica perfeita.

BIBLIOTECA

A biblioteca do IDP possui um acervo com aproximadamente 22 mil documentos, entre livros, dicionários, enciclopédias, coleções especiais, periódicos científicos e demais obras de referência. O patrimônio bibliográfico inclui títulos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e uma coleção especial em alemão.

Também estão disponíveis CDs e outros materiais audiovisuais. A seguir, alguns números em destaque:

303 obras raras

359 títulos adquiridos em 2015

377 exemplares da biblioteca do Peter Häberle

22 mil títulos para consulta