Dicas de Metodologia

Docentes responsáveis pelas dicas

Profa. Janete Ricken
Prof. Hector Vieira

O que são os elementos preliminares ou pré-textuais da monografia? Quais deles são os obrigatórios e facultativos?

São elementos localizados antes do desenvolvimento argumentativo-teórico da monografia. A sequencia a ser observada é a seguinte: Capa, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo em língua pátria, resumo em língua estrangeira, listas e sumário.

Dentre esses elementos, são obrigatórios: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumos e sumário.

Como fazer a citação de artigos de jornais?

Quando são assinados: sobrenome em maiúsculas, vírgula, prenomes em minúsculas, exceto a primeira letra, ponto; nome do artigo, sem grifo, ponto; nome do jornal com grifo, tal como aparece na publicação, vírgula; nome do caderno onde foi publicada, vírgula; número da página, vírgula; data da publicação, inclusive o mês, abreviado, ponto e o ano da publicação.

Exemplo:

DIMENSTEIN, Gilberto. Qual o limite? Folha de S. Paulo, 1º caderno, p. 2, 28 jul. 1993.

Qual a formatação das folhas da monografia?

Todas as folhas da monografia devem seguir apenas um modelo de formatação com relação à margem, espaçamento, fonte e paginação. Dessa maneira, as regras as serem seguidas são:

Margens: Superior 3cm; Inferior 2cm; Esquerda 3cm; Direita 2 cm.

Espaçamento: em regra, o texto deve ter o espaço entrelinha de 1,5 cm. Há algumas exceções, como, por exemplo: citações diretas com recuo, notas de rodapé, referências e títulos que devem contar com espaçamento simples.

Fonte: o tipo de fonte poderá ser Arial ou Times no tamanho 12 para todo o texto, exceto as citações diretas com mais de 3 linhas (recuo) e notas de rodapé que devem ser utilizadas fontes menores. No primeiro caso, fonte 11 e no segundo, fonte 10 são sugeridas. Todas as fontes devem ser do mesmo tipo.

Paginação: as páginas devem ser contadas a partir da folha de rosto e numeradas sequencialmente a partir da introdução. Os números deverão ser localizados na parte superior direita.

Como fazer referência de autores utilizando o apud?

O apud é utilizado quando se está diante da citação de uma citação. A expressão indica uma ideia “citada por”, “conforme”, “segundo”. Isto é, buscam-se as ideias que foram citadas em uma obra, mas que pertencem a outro autor do qual não se conseguiu obter a fonte diretamente. Assim, a referência que deve ser feita é da obra consultada. Vale lembrar que o apud deve ser utilizado quando a referência for de difícil acesso direto.

Exemplos:

No sistema autor-data:

(EVANS, 1987 Apud SAGE, 1992, p. 2-3. )

No sistema numérico:

Deverá constar a referência completa da obra consultada. Ou, caso haja a referência da obra de onde se tirou a ideia originariamente, da seguinte forma:

RODRIGUES, Carlos. Direito privado. Petrópolis: Vozes, 1999 apud FONSECA, Mário. Direito internacional. São Paulo: Saraiva, 2005.

Como fazer referência de várias obras do mesmo autor?

Quando constar várias obras do mesmo autor, devem ser indicadas pela ordem cronológica crescente do ano de publicação, não sendo necessário repetir o nome do autor, basta usar um travessão de extensão equivalente a seis espaços, ponto e passar ao título.

Exemplo:

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7 ed. Coimbra: Almedina, 2000.

______________________________. Constituição Dirigente e vinculação do legislador. 2 ed. Coimbra: Coimbra, 2001.

 

ATENÇÃO: O Título da obra deve receber GRIFO (grifo é qualquer tipo diferenciado: itálico, negrito, tipo diferente, maiúsculas, sublinhado. Os mais adequados são os dois primeiros.

Como fazer referência de livro com vários textos?

Caso a referência seja de um livro que possui organizadores e vários artigos de outros autores, a maneira correta de se fazer a referência de final de texto é utilizando o nome do responsável ou responsáveis pela obra, abreviatura de organização (org.), nome da obra em destaque (itálico ou negrito). Local, editora e ano.

Exemplo:

BARROSO, Luís Roberto (org.). A reconstrução democrática do direito público no Brasil. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

Como repetir as referências bibliográficas no trabalho científico?

Quando as notas indicarem as fontes, a primeira citação de uma obra, em nota de rodapé, deve ter sua referência completa, conforme visto na dica anterior. As subsequentes citações da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as seguintes expressões, abreviadas quando for o caso:

 

a) Idem – mesmo autor – Id.;

Exemplo:

8 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1989, p. 9.

9 Id., 2000, p. 19.

b) Ibidem – na mesma obra – Ibid.;

Exemplo:

3 DURKHEIM, 1925, p. 176.

4 Ibid., p. 190.

c) Opus citatum, opere citato – obra citada – op. cit.;

Exemplo:

8 ADORNO, 1996, p. 38.

9 GARLAND, 1990, p. 42-43.

10 ADORNO, op. cit., p. 40.

d) Passim – aqui e ali, em diversas passagens;

Exemplo:

5 RIBEIRO, 1997, passim.

Como fazer referência bibliográfica de Jurisprudência (súmulas, enunciados, acórdãos, sentenças e demais decisões judiciais)?

Os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação.

Exemplo:

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Habeas-corpus no 181.636-1, da 6a Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n. 103, p. 236-240, mar. 1998.

Como delimitar um tema de pesquisa?

Embora o tema de pesquisa já seja uma delimitação do assunto escolhido, é necessário que o próprio tema seja também delimitado, de forma a tornar viável a elaboração de um problema e uma hipótese na pesquisa pretendida.

Por exemplo, não é delimitado o tema que pretende estudar o Direito Constitucional. É preciso delimitá-lo adequadamente. Tampouco é delimitado o tema que pretende estudar o Controle de Constitucionalidade. Apesar deste ser mais bem delimitado que aquele, também necessita de uma delimitação mais precisa, pois a amplitude pode tornar inoperacional a pesquisa.

Como fazer referência bibliográfica de artigo?

As referências bibliográficas dos artigos devem ser colocadas da seguinte maneira: Sobrenome em maiúsculas, vírgula, prenomes em minúsculas, exceto a primeira letra, ponto: título do artigo, ponto, nome da publicação (com grifo), vírgula, local, fascículo ou número, vírgula, página inicial-página final do artigo (separados por hífen), vírgula, data da publicação, ponto.

Exemplo:

BARCELLOS, Ana Paula de. Neoconstitucionalismo, direitos fundamentais e controle das Políticas Públicas. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 240, p. 83-103, abril/jun 2005.

O que é marco teórico?

O marco teórico é o conjunto de ideias principais que fundamentará a pesquisa em seu caminho rumo à confirmação / refutação da hipótese a partir do problema levantado. Ou seja, é a grade de leitura a qual o aluno-pesquisador teve acesso durante a pesquisa.

Dessa maneira, fazem parte do marco teórico as principais categorias teóricas que são essenciais ao trabalho do aluno-pesquisador. O marco teórico pode ser um autor ou vários que compartilham uma ideia ou um conjunto de ideias que são centrais para o problema de pesquisa. É por intermédio desse arcabouço teórico que o aluno-pesquisador sistematiza os conhecimentos, retirando deles o caráter de “achismos”.

Orientações para a redação

A forma de um texto científico abrange não apenas as regras da ABNT, mas também a adequação às regras da norma culta da língua portuguesa. Dessa maneira, ao elaborar seu texto, sugere-se que o aluno atente-se para as seguintes dicas:

Utilize apenas uma pessoa gramatical. Em geral, usa-se a terceira pessoa. Deve-se padronizar essa utilização, ou seja, é inadequado misturar as pessoas gramaticais;

Os capítulos precisam estar ligados entre si, pois devem constituir, claramente, partes de um todo;

A concisão e a clareza na forma da escrita são virtudes. Evite vocábulos muito rebuscados, períodos longos demais, frases mal articuladas.

Como fazer a referência bibliográfica de livro?

No final do trabalho deverão vir as referências bibliográficas, obedecidas as seguintes regras: a indicação do nome do autor deve ser pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido de vírgula. O título da obra, com destaque em negrito ou itálico. A edição. A cidade da editora, a editora e o ano da publicação.

Exemplo:

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7 ed. Coimbra: Almedina, 2000.

O que é a hipótese para o início do trabalho científico?

A hipótese é a resposta provisória do problema lançado. É uma formulação preliminar do aluno a partir de seu arcabouço teórico. Trata-se de uma resposta prévia que será objeto de “testagem” durante a investigação científica. Dessa maneira, ela, certamente, estará fundamentada em uma percepção inicial do problema/inquietação que o aluno tem acerca do tema. Isto é, no decorrer da pesquisa científica a resposta para o problema lançado poderá ser alterada (ou não) em função da maturidade da pesquisa construída.

Observação: O tripé problema-hipótese-marco teórico deve estar presente em todo trabalho científico.

O que são citações diretas e indiretas? Quais são os tipos?

As citações são formas de trazer ao texto do aluno ideias de autores (fonte) que fizeram parte da pesquisa para a elaboração do artigo.

 

As citações podem ser:

Direta à quando há a transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Deve ser colocada entre aspas e sua formatação depende da quantidade de linhas a serem transcritas.

Indireta à quando o próprio aluno elabora um texto baseado na obra/ideia do autor consultado. Constitui uma paráfrase do texto original.

- É preciso ser cuidadoso com interpretações dos trechos a serem utilizados nessa forma de citação.

Citação de citação à quando o aluno faz uma citação direta ou indireta de um texto ao qual ele não teve acesso ao original. Para ser utilizada essa forma de citação, é necessário que o texto seja de difícil acesso ou que tenha divulgação restrita.

O problema é o guia da pesquisa

Após a escolha do tema, o passo seguinte é a elaboração do problema que será o guia do trabalho científico. Para encontrar o problema, propõem-se as seguintes indagações:

- Qual é a sua inquietação com relação ao seu tema?

- Qual é a principal pergunta a se fazer a partir da inquietação?

- Qual o conhecimento prévio que existe sobre a sua pergunta?

- É viável/possível responder a sua questão?

 

Observação: O problema deve ser claro e preciso.

O que devo ter em mente para iniciar o desenvolvimento de um artigo científico, projeto de pesquisa ou monografia?

Para iniciar a produção de um texto científico, é importante que o aluno saiba responder a algumas questões contextuais da construção do trabalho. Destarte, propõe-se:

- Qual é o assunto?

- Qual é o tema?

- Como o escolheu?

- Por que o escolheu? (justificativa)

- Qual é a relevância do tema: política, social, acadêmica?

- Qual é o contexto histórico-político do tema?

- Tenho familiaridade suficiente com o tema para desenvolvê-lo?

- Há fontes disponíveis para pesquisá-lo?

 

Observação: as respostas articuladas a essas perguntas poderão integrar a introdução do trabalho.

Quais são os sistemas de referências bibliográficas para trabalhos acadêmicos?

Existem duas maneiras de fazer referências bibliográficas nos trabalhos acadêmicos.

a) A primeira é conhecida como sistema numérico e consiste em utilizar notas de rodapé no decorrer do texto para indicar a origem da ideia. A nota de rodapé deverá ser sempre após a ideia do autor, em caso de citação direta ou indireta.

Por exemplo:

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Nota de tradução. Edição. Local: Editora, ano de publicação. [coloca-se página caso se trate de uma citação direta]

b) A segunda maneira é conhecida por autor-data. Neste caso, as referências não são feitas em nota de rodapé, mas no corpo do próprio texto após a utilização da ideia de um autor ou ao nome do autor referido.

Por exemplo:

(AUTOR, Ano) ou, caso já tenha citado o nome do autor, coloca-se apenas o ano da obra de referência: (Ano). [Em ambos os casos, coloca-se página se for um citação direta.]"

 

Observação: O importante no texto é a padronização, portanto utilize somente uma forma de referência.