O Centro de Pesquisas Judiciárias justifica-se pela urgência de o Estado brasileiro encontrar soluções criativas e inovadoras para as dificuldades enfrentadas pelo Poder Judiciário para atender à alta litigiosidade de uma sociedade democrática e pluralista em busca dos direitos constitucionalmente garantidos.  Isto porque, se por um lado, no Brasil, observa-se, há pelo menos duas décadas, um processo contínuo de mudança nas estruturas responsáveis pela jurisdição, por outro, ainda resta muito que fazer.

O Centro de Pesquisas Judiciárias, pretende trabalhar, inicialmente, com três linhas de pesquisa com o intuito de identificar e avaliar os principais dados no que tange ao Poder Judiciário, bem como algumas contribuições acadêmicas quanto ao tema.

Linhas de pesquisa

  • Duração razoável de tramitação dos processos – possui como produto a criação de um indicador de eficiência do poder judiciário
  • Impacto das mudanças legislativas no Poder Judiciário
  • Impacto das políticas judiciais do CNJ no funcionamento do judiciário 

IDJUS 

O Índice de Desempenho da Justiça (IDJus) tem como objetivo auxiliar o Sistema Judiciário na tomada de decisões. Tal tarefa exige, naturalmente, maior conhecimento da realidade judicial e uma visão sistêmica sobre o desempenho dos tribunais. Os estudos concluíram que a produtividade, medida em quantidade de processos ativos, está em pleno processo de crescimento na Justiça brasileira. Contudo, o gasto com pessoal é um ponto que ainda gera problemas no sistema, ao tomar por volta de 90% do orçamento dos tribunais. A 3ª Edição do índice foi apresentada em seminário realizado em 2014.