O Centro de Pesquisas Peter Häberle é fruto da parceria entre a Universidade de Granada e o Instituto Brasiliense de Direito Público. O projeto inclui a Biblioteca Peter Häberle, da Universidade de Granada, que contém obras de diversos idiomas, publicadas pelo professor. Em maio de 2011, o IDP inaugurou o Centro de Pesquisas em homenagem a Häberle, em Brasília. O espaço pretende servir de estímulo à propagação dos ensinamentos do constitucionalista alemão.

Com o apoio do Centro de Pesquisas Peter Häberle, o IDP está em fase de realização das pesquisas do Grupo de Reconstrução Histórica da Constituinte, o qual se propõe a estudar o processo constituinte brasileiro de 1987-1988. A pesquisa em Direito Constitucional ocorre à luz dos ensinamentos do professor doutor Häberle.

Em 2013, o Centro de Pesquisas recebeu cerca de 500 (quinhentas) obras (incluindo periódicos) em alemão e italiano doadas da biblioteca particular de Häberle. A iniciativa visa ampliar a pesquisa acadêmica em Direito Constitucional europeu no Brasil.