Ementa
O curso sobre Estudo de Caso como estratégia metodológica tem como objetivo elucidar diferentes dimensões deste método e preparar os participantes para colocá-lo em prática em suas pesquisas. Serão abordados aspectos como: estudo de caso em diferentes paradigmas de pesquisa; caracterização de estudo de caso; estudos de caso único e coletivo; comparação entre casos; coleta de dados; e teorização a partir de estudos de caso. O curso, que será conduzido de forma dialógica e prática, abordará pesquisas já realizadas a partir desta estratégia metodológica. No curso serão abordados autores como Stake 1998, 2005; Krieger, 2020; Eisenhardt & Graebner, 2007; dentre outros.
19h às 22h
19h às 22h
19h às 22h
09 de Dezembro
10 de Dezembro
11 de Dezembro
DOCENTE
– Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) e ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA).
– Doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas, com doutorado sanduíche no Latin America and Caribbean Centre da London School of Economics and Political Science (LACC-LSE).
– Ganhadora do Prêmio FGV Pesquisa 2020 de MELHOR TESE.
Outros Cursos
Análise de Conteúdo: novas perspectivas e abordagens
Docente: Rafael Cardoso Sampaio
– Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
– Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).
– Coordenador do grupo de Pesquisa Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD).
– Editor da revista Internet e Sociedade do InternetLAB.
Saiba MaisEtnografia para Pesquisadores e Gestores: investigando organizações e culturas
Docente: Telma Hoyler
– Doutora em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) com intercâmbio na Sciences-Po (Paris, agosto/2019 – junho/2020).;
– Atualmente desenvolve pesquisa sobre representação política e conexão territorial de deputados federais no âmbito da pesquisa “People and Parliament” financiada pelo European Research Council (ERC);
– Escolhe o método a partir da pergunta, mas faz constar que tem paixão por escutar pessoas, privilegiando, portanto, a etnografia.
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Docente: Matheus Ribeiro
– Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche no Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität Berlin.
– Tem experiência nas áreas de Sociologia da Ciência, Métodos de Pesquisa, Estudos Sociais da Ciência e Sociologia dos Intelectuais.
– Coordena o Projeto Memória da Sociologia na Universidade de Brasília
– Atua como Assessor de Advocacy da Fundação Van Leer no Brasil.
Saiba MaisCOMO PUBLICAR SUA DISSERTAÇÃO/TESE? DA ELABORAÇÃO AO ACEITE
Docente: Diogo Pereira
– Servidor público, instrutor, pesquisador e consultor com 10 anos de experiência profissional em administração pública, comunicação, envolvimento de stakeholders e inovação.
– É doutor e mestre em Administração, com ênfase em Administração Pública, pelo Instituto COPPEAD-UFRJ;
– Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária com a sua dissertação de mestrado sobre participação social no orçamento público.
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