EMENTA
Nos últimos anos, o campo dos estudos comparados tem sido palco de um intenso debate teórico e metodológico sobre os fundamentos da inferência causal baseada em métodos qualitativos. Um dos principais pontos de discussão é a validade dessas ferramentas frente a modelos estatísticos inferenciais. Como resultado desse debate, Charles Ragin e outros pesquisadores desenvolveram um leque de alternativas analíticas, denominado Métodos Comparativos Configuracionais, sendo Qualitative Comparative Analysis (QCA) a contribuição mais popular. Essa abordagem oferece uma forma sistemática e controlada para analisar configurações causais, se apresentando como uma alternativa promissora para a investigação das complexas relações entre conjuntos no campo das Ciências Humanas.
Questões relevantes são adereçadas, como a seleção de casos, a análise de condições necessárias e suficientes, e o uso da teoria dos conjuntos para testar hipóteses comparativas e desenvolver teorias baseadas em tipologias causais. Busca-se, assim, superar os desafios das comparações com um número restrito de casos e as limitações dos procedimentos comparativos convencionais.
Terça: 18h às 22h
Quarta: 18h às 22h
Quinta: 18h às 22h
25 de Junho
26 de Junho
27 de Junho
DOCENTE
Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos.
Tem experiência em metodologias de pesquisas, política comparada e epistemologia.
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Docente: Rafael Cardoso Sampaio
– Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
– Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).
– Coordenador do grupo de Pesquisa Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD).
– Editor da revista Internet e Sociedade do InternetLAB.
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Docente: Telma Hoyler
– Doutora em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) com intercâmbio na Sciences-Po (Paris, agosto/2019 – junho/2020).;
– Atualmente desenvolve pesquisa sobre representação política e conexão territorial de deputados federais no âmbito da pesquisa “People and Parliament” financiada pelo European Research Council (ERC);
– Escolhe o método a partir da pergunta, mas faz constar que tem paixão por escutar pessoas, privilegiando, portanto, a etnografia.
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Docente: Matheus Ribeiro
– Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche no Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität Berlin.
– Tem experiência nas áreas de Sociologia da Ciência, Métodos de Pesquisa, Estudos Sociais da Ciência e Sociologia dos Intelectuais.
– Coordena o Projeto Memória da Sociologia na Universidade de Brasília
– Atua como Assessor de Advocacy da Fundação Van Leer no Brasil.
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Docente: Diogo Pereira
– Servidor público, instrutor, pesquisador e consultor com 10 anos de experiência profissional em administração pública, comunicação, envolvimento de stakeholders e inovação.
– É doutor e mestre em Administração, com ênfase em Administração Pública, pelo Instituto COPPEAD-UFRJ;
– Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária com a sua dissertação de mestrado sobre participação social no orçamento público.
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