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CURSO DE

Análise Qualitativa Comparativa (QCA) e Conjuntos Fuzzy (FSQCA)

EMENTA

Nos últimos anos, o campo dos estudos comparados tem sido palco de um intenso debate teórico e metodológico sobre os fundamentos da inferência causal baseada em métodos qualitativos. Um dos principais pontos de discussão é a validade dessas ferramentas frente a modelos estatísticos inferenciais. Como resultado desse debate, Charles Ragin e outros pesquisadores desenvolveram um leque de alternativas analíticas, denominado Métodos Comparativos Configuracionais, sendo Qualitative Comparative Analysis (QCA) a contribuição mais popular. Essa abordagem oferece uma forma sistemática e controlada para analisar configurações causais, se apresentando como uma alternativa promissora para a investigação das complexas relações entre conjuntos no campo das Ciências Humanas.

Questões relevantes são adereçadas, como a seleção de casos, a análise de condições necessárias e suficientes, e o uso da teoria dos conjuntos para testar hipóteses comparativas e desenvolver teorias baseadas em tipologias causais. Busca-se, assim, superar os desafios das comparações com um número restrito de casos e as limitações dos procedimentos comparativos convencionais.

HORÁRIO

Terça: 18h às 22h

Quarta: 18h às 22h

Quinta: 18h às 22h

CALENDÁRIO

25 de Junho

26 de Junho

27 de Junho

Inscrições Encerradas

DOCENTE

Professor Breno A. H. Marisguia

Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos.

Tem experiência em metodologias de pesquisas, política comparada e epistemologia.

Outros Cursos

Etnografia para Pesquisadores e Gestores: investigando organizações e culturas

Docente: Telma Hoyler

– Doutora em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) com intercâmbio na Sciences-Po (Paris, agosto/2019 – junho/2020).;

– Atualmente desenvolve pesquisa sobre representação política e conexão territorial de deputados federais no âmbito da pesquisa “People and Parliament” financiada pelo European Research Council (ERC);

– Escolhe o método a partir da pergunta, mas faz constar que tem paixão por escutar pessoas, privilegiando, portanto, a etnografia.

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Revisão Sistemática de Literatura: fundamentos e práticas essenciais

Docente: Matheus Ribeiro

– Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche no Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität Berlin.

– Tem experiência nas áreas de Sociologia da Ciência, Métodos de Pesquisa, Estudos Sociais da Ciência e Sociologia dos Intelectuais.

– Coordena o Projeto Memória da Sociologia na Universidade de Brasília

– Atua como Assessor de Advocacy da Fundação Van Leer no Brasil.

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Como publicar sua Dissertação/Tese? Da elaboração ao aceite

Docente: Diogo Pereira

– Servidor público, instrutor, pesquisador e consultor com 10 anos de experiência profissional em administração pública, comunicação, envolvimento de stakeholders e inovação.

– É doutor e mestre em Administração, com ênfase em Administração Pública, pelo Instituto COPPEAD-UFRJ;

– Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária com a sua dissertação de mestrado sobre participação social no orçamento público.

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A Comparação como Base de uma Pesquisa: Fundamentos do Método

Docente: Miquelly Silva

– Advogada e Professora de Metodologia Científica e Direito Tributário.

– Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e Mestre em Ciência Política.

– Integrante do Grupo de Pesquisa de Direito, Gênero e Famílias e o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a mulher/NEPeM.

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Sim. Todos os cursos ofertados no âmbito da escola de métodos são 100% gratuitos.

Os cursos são ofertados na modalidade online.

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