Ementa
O curso “Etnografia – um jeito de aprender” é projetado para fornecer uma compreensão abrangente dos fundamentos da pesquisa etnográfica e das práticas associadas à produção de conhecimento que incluem os sujeitos da pesquisa como co-produtores do conhecimento. Ideal para interessados em ciências sociais, mas também gestores públicos de todo o Brasil, já que compreender como outras pessoas pensam e experimentam seus cotidianos tende a produzir melhores diálogos também em ambientes profissionais e contribui com o desenvolvimento de políticas públicas aderentes às necessidades dos cidadãos. O curso explora desde os conceitos teóricos até as práticas de campo, preparando os participantes para realizar pesquisas etnográficas rigorosas e éticas.
Segunda: 19h às 22h
Terça: 19h às 22h
Quarta: 19h às 22h
23 de Setembro
24 de Setembro
25 de Setembro
DOCENTE
– Doutora em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) com intercâmbio na Sciences-Po (Paris, agosto/2019 – junho/2020).;
– Atualmente desenvolve pesquisa sobre representação política e conexão territorial de deputados federais no âmbito da pesquisa “People and Parliament” financiada pelo European Research Council (ERC);
– Escolhe o método a partir da pergunta, mas faz constar que tem paixão por escutar pessoas, privilegiando, portanto, a etnografia.
Outros Cursos
Revisão Sistemática de Literatura: fundamentos e práticas essenciais
Docente: Matheus Ribeiro
– Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche no Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität Berlin.
– Tem experiência nas áreas de Sociologia da Ciência, Métodos de Pesquisa, Estudos Sociais da Ciência e Sociologia dos Intelectuais.
– Coordena o Projeto Memória da Sociologia na Universidade de Brasília
– Atua como Assessor de Advocacy da Fundação Van Leer no Brasil.
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Docente: Diogo Pereira
– Servidor público, instrutor, pesquisador e consultor com 10 anos de experiência profissional em administração pública, comunicação, envolvimento de stakeholders e inovação.
– É doutor e mestre em Administração, com ênfase em Administração Pública, pelo Instituto COPPEAD-UFRJ;
– Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária com a sua dissertação de mestrado sobre participação social no orçamento público.
Saiba MaisAnálise Qualitativa Comparativa (QCA) e Conjuntos Fuzzy (FSQCA)
Docente: Breno A. H. Marisguia
Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos.
Tem experiência em metodologias de pesquisas, política comparada e epistemologia.
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Docente: Miquelly Silva
– Advogada e Professora de Metodologia Científica e Direito Tributário.
– Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e Mestre em Ciência Política.
– Integrante do Grupo de Pesquisa de Direito, Gênero e Famílias e o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a mulher/NEPeM.
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