EMENTA
O curso introdutório “A Comparação como Base de uma Pesquisa: Fundamentos do Método” visa esclarecer a metodologia comparada, abordando conceitos fundamentais e aplicabilidade prática nas ciências humanas e sociais. O curso busca oferecer um aprofundamento sobre a abordagem comparativa como recurso metodológico para a pesquisa social e construção de teorias, sendo desenhado para familiarizar os participantes com as técnicas e estratégias essenciais para alcançar pesquisas comparativas eficazes. Este curso permitirá ao participante contrastar posturas epistemológicas, critérios de rigor e estratégias de investigação relacionadas com a comparação, desenhos e técnicas de pesquisa utilizados na investigação comparativa e explorar a riqueza e a profundidade que este método pode oferecer ao estudo de fenômenos sociais e humanísticos. Assim, ao final da disciplina, espera-se que o participante seja capaz de responder por quê, quando e como comparar.
Segunda: 19h às 22h
Terça: 19h às 22h
Quarta: 19h às 22h
21 de Maio
22 de Maio
23 de Maio
DOCENTE
– Advogada e Professora de Metodologia Científica e Direito Tributário.
– Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e Mestre em Ciência Política.
– Integrante do Grupo de Pesquisa de Direito, Gênero e Famílias e o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a mulher/NEPeM.
Outros Cursos
Análise de Conteúdo: novas perspectivas e abordagens
Docente: Rafael Cardoso Sampaio
– Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
– Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).
– Coordenador do grupo de Pesquisa Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD).
– Editor da revista Internet e Sociedade do InternetLAB.
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Docente: Telma Hoyler
– Doutora em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) com intercâmbio na Sciences-Po (Paris, agosto/2019 – junho/2020).;
– Atualmente desenvolve pesquisa sobre representação política e conexão territorial de deputados federais no âmbito da pesquisa “People and Parliament” financiada pelo European Research Council (ERC);
– Escolhe o método a partir da pergunta, mas faz constar que tem paixão por escutar pessoas, privilegiando, portanto, a etnografia.
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Docente: Matheus Ribeiro
– Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche no Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität Berlin.
– Tem experiência nas áreas de Sociologia da Ciência, Métodos de Pesquisa, Estudos Sociais da Ciência e Sociologia dos Intelectuais.
– Coordena o Projeto Memória da Sociologia na Universidade de Brasília
– Atua como Assessor de Advocacy da Fundação Van Leer no Brasil.
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Docente: Diogo Pereira
– Servidor público, instrutor, pesquisador e consultor com 10 anos de experiência profissional em administração pública, comunicação, envolvimento de stakeholders e inovação.
– É doutor e mestre em Administração, com ênfase em Administração Pública, pelo Instituto COPPEAD-UFRJ;
– Ganhador do IX Prêmio SOF de Monografias do Ministério do Planejamento e da Escola de Administração Fazendária com a sua dissertação de mestrado sobre participação social no orçamento público.
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