Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL – BRASÍLIA
A partir de uma visão interdisciplinar da Comunicação, o Mestrado em Comunicação Digital do IDP (MCD) está estruturado para atender às demandas dos mais variados perfis de profissionais do setor privado e do setor público, que atuam direta ou indiretamente com mídias digitais e estratégias de comunicação online.
Faça download dos documentos e saiba mais sobre o nosso Programa!
Professores altamente renomados
Metodologia com estudo de caso
Aulas mensais
Estrutura de ponta
DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA O MESTRADO!
Acessou os documentos? Inicie agora a inscrição!
UM MESTRADO FOCADO NO
MERCADO DE TRABALHO
O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática.
Uma das principais características do MCD é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e à resolução de problemas práticos relacionados à criação, à gestão, ao monitoramento e à avaliação de estratégias de comunicação digital.
Além disso, os encontros presenciais ocorrem mensalmente e são concentrados às quintas, sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.
Saiba mais sobre as principais características do Programa →-
MODALIDADE
Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
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Horário das Aulas
Quinta e Sexta (13h00 às 20h30) e Sábado (08h30 às 16h00)
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Início das Aulas
Março de 2025
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CARGA HORÁRIA
540 horas
O QUE ESPERAR DOS PROGRAMAS DE MESTRADO DO IDP?
AULAS PENSADAS PARA
PROFISSIONAIS
Formato que permite conciliar vida acadêmica e profissional
As aulas do Mestrado Comunicação Digital do IDP são mensais, acontecendo sempre às quintas, sextas e sábados.
CORPO DOCENTE
O principal diferencial do MCD é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica (100% de professores com Doutorado), também se caracterizam por uma trajetória profissional consolidada nas mais diferentes áreas da Comunicação.
Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade da Comunicação em instituições públicas e privadas, o que acentua o caráter de formação profissional do curso.
Bruno Saboya Aragão
Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade de Brasília.
Especialista em Comportamento do Consumidor, Marketing Digital e Consumo Consciente.
Isa Coelho Stacciarini
Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília.
Trabalha com comunicação há mais de uma década, com passagens por jornal impresso (Correio Braziliense), online (Correioweb), TV (Record e TV Brasília) e rádio (CBN).
Adriano Warken Floriani
Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília.
Diretor de Contas Públicas da InPress Oficina.
Miriam Wimmer
Doutora em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília.
Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD
Edwaldo Costa
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Toronto Metropolitan University.
Trabalhou em diversos órgãos de imprensa nacional e internacional.
Taís Seibt
Doutora em Comunicação e Infomação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Experiência em diversos órgãos e veículos de imprensa (Zero Hora, Estado de São Paulo, O Globo, The Intercept, entre outros).
PROCESSO SELETIVO
SUA JORNADA COMEÇA AQUI
O processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2025 do Mestrado em Comunicação Digital possui 4 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:
PASSO A PASSO
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Conheça o Edital
Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.
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Escreva seu currículo
Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional.
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Carta de Apresentação
Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado
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Entrevista
Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores
ÁREAS DE INTERESSE
Programa possui 4 Áreas de Interesse, que permitem aos estudantes dos mais diferentes backgrounds se aprofundarem em conhecimentos úteis para sua carreira acadêmica e profissional.
O estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas, escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.
NEUROCIÊNCIA, MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A área I oferece uma análise interdisciplinar das interações entre processos cerebrais, estratégias de marketing digital e ações do consumidor. Combinando avanços recentes em neurociência com a dinâmica emergente do marketing digital, esta linha de pesquisa se propõe a elucidar os mecanismos cerebrais que influenciam as decisões de consumo no ambiente digital.
COMUNICAÇÃO DIGITAL, JORNALISMO E MARKETING POLÍTICO
A área II se concentra no papel estratégico das tecnologias digitais na condução de campanhas políticas e eleitorais. A pesquisa se dedica ao estudo do uso de estratégias e plataformas de comunicação digital na organização de campanhas, avaliando como elas influenciam a percepção do público e o resultado das eleições.
COMUNICAÇÃO DIGITAL APLICADA AO SETOR PÚBLICO
A área III enfoca o estudo das práticas e estratégias de comunicação digital no âmbito do setor público. Esta linha de investigação centra-se na análise de como as instituições governamentais e públicas adotam e adaptam tecnologias de comunicação digital para melhorar a transparência, a eficiência e a participação dos cidadãos.
JORNALISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
A área de interesse “Jornalismo, Tecnologia e Inovação” investiga o impacto das novas tecnologias na teoria e prática do jornalismo. Esta pesquisa enfatiza a análise de como as inovações tecnológicas estão reformulando a coleta, o processamento e a disseminação de informações jornalísticas.
TITULAÇÃO INTERNACIONAL
A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento.
Em 2023, o IDP firmou convênio internacional com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) que confere aos nossos estudantes de Mestrado e Doutorado acesso exclusivo também ao Mestrado em Gestão e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa. Abre-se, assim, uma oportunidade única e exclusiva para os alunos dos Programas de Stricto Sensu do IDP, que poderão, no período regular de conclusão de seu programa, obter também uma titulação internacional: Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa – título válido em toda a comunidade europeia.
Clique para mais informações →UMA ESTRUTURA DE PONTA
O Programa de Mestrado em Comunicação Digital é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.
Descubra o Campus →O QUE OS ALUNOS DOS MESTRADOS DO IDP TÊM A DIZER
POR QUE ESCOLHER O MESTRADO DO IDP?
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Formato Concentrado
Aulas mensais às quintas, sextas e sábados, permitindo conciliar o Mestrado com sua carreira.
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Metodologia baseada em Estudos de Caso
Uma abordagem de ensino única, focada na aplicações do conhecimento ao mundo real
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Corpo Docente com Perfil Profissional
Professores que, além de uma sólida formação acadêmica, são referências profissionais em sua área de atuação
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Equipe de Sucesso do Aluno
Equipe dedicada a auxiliar o aluno em suas atividades acadêmicas (elaboração de artigos, submissão, participação em congressos, etc.)
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Conexões incríveis
Facilitamos a colaboração e interação entre alunos e professores nas aulas e comunidade IDP para networking de qualidade.
convênios
internacionais
Um currículo moderno e integrado.
O IDP estabelece convênios com universidades e institutos estrangeiros para dar ao aluno a oportunidade de vivenciar períodos de estudos e pesquisas internacionais. Os convênios firmados pelo IDP possibilitam o ingresso em mais de 15 instituições de ensino em cerca de 6 países diferentes. Confira algumas instituições conveniadas e programas realizados!