Conheça o Curso

A partir de uma visão interdisciplinar da Economia, o Mestrado Profissional em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento (MPE) está organizado de forma a atender as demandas dos diversos perfis de servidores públicos ou profissionais do setor privado que atuam direta ou indiretamente com economia, gestão governamental e políticas públicas.

Acesse o Programa de Mestrado

O que esperar do Mestrado em ECONOMIA?

Um Mestrado Profissional

O mercado tem exigido cada vez mais profissionais qualificados, com visão analítica e prática

Uma das principais características do MPE é a metodologia de ensino, que, além de uma sólida formação teórica, confere especial atenção à análise de estudos de caso e de aplicações práticas do conhecimento à gestão pública.

Além disso, o curso é concentrado às sextas e sábados, de forma a permitir a participação de profissionais que buscam conciliar a sua participação no mestrado com o exercício profissional.

Saiba mais sobre as principais características do Programa
  • MODALIDADE
    MODALIDADE

    Mestrado Profissional

  • Horário das Aulas
    Horário das Aulas

    Sexta (14h00 às 21h40) e Sábado (9h00 às 17h40)

  • Início das Aulas
    Início das Aulas

    Março de 2024

  • CARGA HORÁRIA
    CARGA HORÁRIA

    600 horas

CORPO DOCENTE

O principal diferencial do MPE é, certamente, a qualificação do corpo docente, composto por professores que, além de se destacarem pela alta e diversificada qualificação acadêmica, também se caracterizam por desempenharem funções relevantes nos altos escalões do setor público.

Esse é um aspecto fundamental do programa, uma vez que permite expor, analisar e discutir com os estudantes as formas de aplicação do ferramental teórico exposto em cada uma das disciplinas à realidade da Economia, o que acentua o caráter profissional do curso.

ADOLFO SACHSIDA

Doutor em Economia com Pós-Doutorado na University of Alabama.

Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ex-Ministro de Minas e Energia.

ALEXANDRE XAVIER YWATA DE CARVALHO

Doutor em Estatística.

Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ex-Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Secretaria de Produtividade e Competividade (Sepec) do Ministério da Economia.

CARLOS EDUARDO GASPARINI

Doutor em Economia.
Analista de Planejamento e Orçamento atualmente lotado na Defensoria Pública da União.

GUILHERME RESENDE

Doutor em economia
Economista-chefe do CADE

PEDRO NERY

Doutor em Economia
Consultor legislativo do Senado Federal e colunista do Estadão

LEONARDO MONASTÉRIO

Doutor em Economia
Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Ex-Coordenador-Geral de Ciência de Dados na ENAP

ROBERTA MOREIRA WICHMANN

Doutora em Economia aplicada com pós-doutorado na USP
Consultora do Banco Mundial

Conheça em detalhes nosso Corpo Docente

Processo seletivo

SUA JORNADA COMEÇA AQUI

O processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2024 do Mestrado Profissional em Economia, Políticas Públicas e Desenvolvimento possui 3 blocos de inscrição. Confira o passo a passo que preparamos e saiba mais sobre nossa seleção:

passo a passo

  • Conheça o Edital

    Leia o edital com atenção para conhecer todas as etapas do processo seletivo.

  • Escreva seu currículo

    Apresente os principais destaques da sua carreira acadêmica e profissional.

  • Carta de Apresentação

    Conte para nós o que te levou a buscar um Programa de Mestrado

  • Entrevista

    Participe de uma entrevista com 3 de nossos professores

Inscreva-se →

ÁREAS DE INTERESSE

O Currículo do IDP é interdisciplinar. O Programa possui 4 Áreas de Interesse, que permitem aos estudantes dos mais diferentes backgrounds se aprofundarem em conhecimentos úteis para sua carreira acadêmica e profissional.

O estudante possui total liberdade para transitar entre as 4 áreas, escolhendo as disciplinas que lhe pareçam mais interessantes para sua carreira e para sua vida acadêmica e pessoal.

01
ÁREA

ECONOMIA, INSTITUIÇÕES E DESENVOLVIMENTO

O objetivo da Área de Interesse 1 é analisar e compreender os principais determinantes do desenvolvimento econômico, bem como o papel do Estado nesse processo.

02
ÁREA

LAW AND ECONOMICS

O principal objetivo da área 2 é apresentar ao estudante um conjunto de teorias e instrumentos que o permitam enxergar o sistema jurídico e a implementação de políticas públicas sob um novo prisma, assim como entender e refletir sobre suas consequências jurídicas, econômicas e sociais.

03
ÁREA

FINANÇAS E BANKING

A área de interesse 3 busca fornecer uma sólida formação em teoria econômica, finanças públicas e privadas e sistema financeiro. Para isso, são apresentadas as teorias e aplicações mais recentes no campo das políticas de crédito, moeda e juros, assim como as ferramentas e instrumentos comumente utilizados em administração financeira e avaliação de projetos.

04
ÁREA

REGULAÇÃO E CONCORRÊNCIA

A área de Interesse 4 está inserida no debate a respeito do Estado regulador e promotor de desenvolvimento econômico no contexto de uma economia de livre mercado. A área busca fornecer ao estudante um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que permitam compreender a lógica por trás da intervenção estatal por meio da regulação, bem como refletir sobre suas consequências no comportamento dos agentes.

Conheça as Disciplinas ofertadas em cada área

UMA ESTRUTURA DE PONTA

O IDP convida você a conhecer sua estrutura de padrão internacional, com salas de aulas equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e conforto.

O Programa de Mestrado em Economia é ministrado no Campus Asa Norte do IDP, um prédio com salas de aula modernas e totalmente equipadas. Nossa sede também conta com uma série de espaços de convivência, descanso e estudo, para que o IDP seja uma segunda casa para nossos alunos: um espaço em que eles tenham todo o apoio necessário para a construção de um futuro promissor.

Descubra o Campus