Você já deve ter notado que na última década as ferramentas de comunicação se tornaram cada vez mais sofisticadas e tecnológicas: robôs que realizam atendimento automatizado, utilização da nuvem, realidade aumentada, entre tantos outros exemplos. As grandes marcas também surfaram nessa onda e não perderam a oportunidade de otimizar seus negócios, utilizando a inteligência artificial para atingir novos patamares. Mas a pergunta que fica é: onde os mascotes entram nessa história?
Vamos fazer um exercício simples de memória: quando você pensa no nome ‘’PontoFrio’’, que após seu recente rebranding agora é só ‘’Ponto’’, a imagem de algum animal aquático surge imediatamente à sua cabeça? Agora tente pensar na grande varejista, que anda mais popular que nunca, Magazine Luiza, algum rosto toma forma na sua mente?
Se você respondeu sim para as essas perguntas, significa que as marcas atingiram seu propósito de se comunicar com o grande público e conseguiram com sucesso fixar sua estratégia de branding no imaginário de centenas de milhares de pessoas com a criação de seus mascotes. É importante frisar que a escolha de um personagem de marca não acontece por acaso, toda a concepção e desenvolvimento envolve muitas etapas de trabalho estratégico dentro da comunicação, que vão desde pesquisas de mercado até chegar na construção 3D do mascote.
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Mascotes geram empatia
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A utilização dos mascotes tem a intenção de criar vínculos mais fortes com o público, trazer um rosto para a conversa e humanizar a marca. Todo o processo é pensado para que o personagem se torne porta-voz dos ideais da empresa, além de gerar uma fácil associação junto ao seu público.
Se o tom de voz for utilizado da maneira correta e se unir a uma boa estratégia de conteúdo e relacionamento, é possível transmitir de maneira clara os valores da marca e construir uma conexão real com os clientes que, por sua vez, criam vínculo e afeto com a mesma, gerando um retorno positivo para o engajamento e vendas.
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Nat Natura - Um case de sucesso
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Vamos analisar uma marca que soube utilizar com sucesso a estratégia na criação e utilização de seu mascote e que tem dado o que falar nesse último ano? A gigante da indústria dos cosméticos, Natura, acertou em cheio trazendo um personagem de figura humana que realmente traduz a essência e modernidade que a marca quer transmitir.
A Nat foi criada em 2016 com o objetivo de ser apenas uma interface que respondia as principais dúvidas dos clientes, hoje com humanização atua como o rosto da marca, e seu perfil do Twitter passou a ser sua principal ferramenta de interação.
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O que tornou a Nat um grande sucesso?
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- Posicionamento: Com um branding com atuação multiplataforma e que oferece uma atenção especial a causas ambientais.
- Slogan Principal: "O mundo é mais bonito com você"
- Temas abordados: Autocuidado, beleza, cosméticos e sustentabilidade.
- Tom de Voz: Simpática, gentil e engraçada
- Humanização: Através de IA (inteligência artificial) foi realizada uma humanização da Nat, ganhando uma aparência humana que se comunica e interage com sua audiência.
- Pessoalidade: Não ficando apenas estagnada a respostas básicas, Nat possui uma voz/opiniões bem definidas o que faz que ela possa interagir de forma mais pessoal com o público.
Já havia parado pra pensar sobre o propósito desses mascotes? Conta pra gente nos comentários quais são os seus favoritos.
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