Vender pela internet pode trazer muitas vantagens para os negócios, não é mesmo?
O uso das redes sociais possibilita vender para além das fronteiras físicas. O empreendedor pode tornar o seu produto conhecido fora do seu bairro ou da sua cidade, expandindo cada vez mais o seu público - e, por consequência, o faturamento!
Porém, ao mesmo tempo, o ambiente virtual é extremamente competitivo e pode ser desafiador até mesmo para quem já é mais experiente.
Hoje, o Instagram é uma das ferramentas mais utilizadas pelos microempreendedores como forma de divulgação e de venda on-line. Porém, aumentar o alcance das postagens tem sido cada vez mais desafiador, já que, devido a alterações constantes realizadas pela rede social, muitos conteúdos têm perdido a eficácia.
E, sabemos: as regras mudam, mas ainda é preciso vender, certo?
Por isso, preparamos 5 dicas para você conseguir mais alcance, mais engajamento e, claro, mais vendas na sua rede social. Confira:
Transforme sua conta pessoal em comercial
Parece uma dica simples, né? Mas, acredite, muitas pessoas ainda não sabem dessa funcionalidade. A opção de conta comercial dispõe de vários recursos extras para atender às necessidades dos empreendedores, como os Insights (métricas para analisar as características dos seus seguidores, alcance e impressões das publicações), Ads (para promover os seus posts e atingir o público-alvo definido por você) e o Shopping (aquela sacolinha que direciona o seu seguidor para a loja virtual, caso possua).
Capriche nas fotos
Imagine que o seu feed do Instagram é a vitrine da sua loja! Quanto mais bonita a vitrine, maior a vontade de entrar para conferir o que tem dentro, certo? Por isso, é extremamente importante que suas fotos tenham boa qualidade e representem exatamente o seu produto. Sabemos que o orçamento é apertado, o tempo é limitado e que, muitas vezes, clicar os produtos pode gerar uma preocupação em ter os melhores equipamentos e cenário, mas, não se desespere! Preocupe-se em encontrar a luz perfeita e o melhor enquadramento para o seu produto. Muitas vezes, itens da sua casa podem compor um cenário, como uma colcha lisa, plantas e outros objetos de decoração. Quanto ao equipamento, atualmente, uma boa câmera de celular já resolve a necessidade do Instagram! Outra dica é usar o carrossel, que permite várias fotos numa mesma postagem, sendo uma excelente ferramenta para mostrar mais detalhes do produto.
Faça Reels
Reels é a nova ferramenta queridinha do Instagram. Além de ser a forma gratuita de você alcançar mais pessoas, o Reels te permite usar e abusar da sua criatividade. É um excelente meio para você criar conteúdo divertido e prender a atenção de potenciais clientes. Quanto mais você fizer, melhor! Mas, como o tempo é curto (até 30 segundos!), aposte em Reels com conteúdo de valor, para que as pessoas se identifiquem e interajam mais com você.
Use hashtags
As hashtags já são figurinhas repetidas para usuários do Instagram, mas precisam ser usadas de forma estratégica. Lembre-se sempre de usar hashtags relacionadas ao seu negócio. Não adianta usar palavras que não remetem ao que você está vendendo na sua conta! Afinal, as hashtags são usadas como forma de agrupar conteúdos de dentro da plataforma em grupos específicos, facilitando a busca das pessoas por aquilo que desejam.
Faça Stories
Apareça! Use os Stories a seu favor. Muitas pessoas gostam de acompanhar o dia a dia dos pequenos empreendedores, saber a realidade que tem por trás de tudo o que é feito. Mostre detalhes da rotina de produção, bastidores, prévias de novos produtos. Se você tem vergonha e não quer de jeito nenhum mostrar seu rosto nos vídeos, use as funcionalidades oferecidas pela plataforma, como enquetes, testes e perguntas. Claro, aparecer e usar as funcionalidades do Instagram podem trazer ainda mais retorno, né?
Essas são apenas algumas dicas de várias possibilidades para você incrementar as suas vendas pelo Instagram. Vender pela internet não é simples e demanda trabalho e tempo, mas é uma excelente oportunidade de aumentar as vendas e conquistar novos espaços. Estude, teste e use e abuse da sua criatividade!
Boas vendas!