Vai chegando o final do semestre, provas e mais provas se aproximando e você não sabe por onde começar a estudar? Pode ficar tranquilo, tem mais gente no mesmo barco, por isso, vamos dividir algumas dicas de priorização para que nada passe do seu radar de estudos daqui para frente!
Antes de falar sobre qualquer técnica ou manobra para otimizar suas prioridades nos deparamos com um ponto crucial: o tempo. Afinal, quem nunca aqui desejou que o dia tivesse uma horinhas a mais?! Mas fique atento, essas dicas foram pensadas para otimizar seu tempo e aumentar sua qualidade de vida e não para trabalhar mais 😉
Para começar: organize suas tarefas
Antes de se perder em um mundo de livros ou abas do computador sem saber por onde começar, escreva tudo o que precisa fazer. Assim você terá uma lista do que precisa ser feito e poderá usá-la como checklist.
Também é importante dividir as tarefas por ordem de prazo, assim você consegue administrar o tempo de produção e estudo em cada uma sem deixar nada atrasar! Resumindo, você irá montar uma espécie de lista de compras, mas ao invés de produtos do mercado você terá que acompanhar seu estudos por ela 🤓
Qual a importância de se definir prazos?
Aqui você precisa ter em mente suas datas de entrega, mas não como uma forma para ficar ansioso ou na correria para terminar tudo o quanto antes. Ter os prazos definidos te ajudarão na organização das suas tarefas e estudos, assim, no final você poderá calcular quanto tempo em média é necessário para finalizar cada uma delas.
Técnica Pomodoro
Em 1980 Francesco Cirillo desenvolveu esta técnica de gerenciamento e otimização de tempo. Mas como funciona? É simples, a proposta consiste em uma jornada de trabalho dividida com intervalos.
Trazendo para os números ficamos assim: 25min de estudos e/ou trabalho seguidos por cinco minutos de pausa. Ao final de quatro blocos de trabalho e pausa chega o momento de descanso um pouco maior: de 15 a 30 minutos de descanso.
Matriz PIF
Lembra do que falamos sobre priorizar suas tarefas? Essa é a ferramenta perfeita para te auxiliar, porque ela combina três critérios para elencar qual seria a mais importante da sua lista:
- Potencial: qual a probabilidade dessa ação dar certo?
- Impacto: quanto essa ação afeta na sua lista de tarefas?
- Facilidade: quanto tempo e quanto trabalho essa tarefa vai demandar?
Essa matriz pode ser utilizada para diversas tomadas de decisão, até mesmo qual vai ser o seu almoço do dia! Para isso, você precisa elencar em níveis de importância cada um desses critérios para sua checklist. A priorização de cada tarefa será medida por pontos em uma escala você que define, podendo ser de 1 a 5 pontos, por exemplo.
Ainda está um pouco confuso? Calma que aqui vai um passo a passo para você:
Definir um objetivo:
Aqui é a hora de definir uma meta para o dia: você quer adiantar tarefas? Quer colocar elas em dia? Esse é o momento de definir o que vai ser o norte dos seus filtros de priorização.
Listar as opções:
Esse é o momento de listar todas as tarefas que você precisa realizar para alcançar a meta definida e cumprir seu objetivo final.
Pontuar as opções:
Aqui entra a pontuação de acordo com o potencial, impacto e facilidade das tarefas Coloque no papel quais são as opções que valerão ou não a pena.
Pensar nas interferências possíveis:
Fique atento com todas as interferências que possa ter durante cada tarefa.
Analisar as pontuações:
Para finalizar, analise novamente as pontuações levando em conta as interferências e variáveis.
Agora você já está pronto para organizar suas tarefas e aproveitar mais do seu tempo livre sem perder nenhum prazo! Conta pra gente, qual vai ser seu ponto de partida para uma rotina otimizada?
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