Também chamado de trend searcher ou caçador de tendências, o coolhunter tem ganhado cada vez mais importância no mercado. Dentro de um movimento que começou na década de 1990, ele hoje conquistou espaços nas empresas em várias áreas, para além da comunicação e da moda.
Gostar de novidades pode fazer parte da personalidade de cada um, mas quer saber como ser contratado para identificar tendências por aí? Continue a leitura para entender mais sobre o universo do coolhunting.
O que é coolhunting?
Trazendo da tradução literal, enquanto cool é associado é algo legal, que está na moda, divertido e maneiro, hunting é associado à busca, caça. Então o cool hunting nada mais é do que partir em busca daquilo que está na moda. Ou ainda, partir em busca daquilo que tem potencial para estar na moda.
Esse termo ganhou força na década de 90, sobretudo com um artigo da revista The New Yorker que discute quem decide o que é legal ou está na moda. Ele surgiu na área de marketing e é muito atrelado à comunicação e à moda, mas tem potencial para ser aplicado em muitos outros segmentos do mercado.
Na prática, coolhunting é fazer uma pesquisa de tendências. É observar e coletar informações sobre padrões e novos comportamentos para fazer previsões sobre cenários que podem crescer nos próximos anos. É entender como as práticas cotidianas podem se tornar embasamento para estratégias de inovação nas empresas.
Para que serve o coolhunting?
Ser um profissional que aplica o coolhunting ou ter um cool hunter na sua empresa significa estar preparado para antecipar as necessidades do mercado e garantir que você não será deixado para trás na corrida pela inovação.
O coolhunting é mais do que uma profissão, é uma habilidade que pode e deve ser exercitada todos os dias. E isso vale para todas as áreas da sua empresa:
- Administrativo e Financeiro: O que há de mais novo nas experiências de gestão e automatização para facilitar o trabalho de quem está nesses setores?
- Recursos Humanos: Com certeza existem técnicas, táticas, experimentos e práticas que podem ser aplicadas para impulsionar o trabalho com os colaboradores.
- Produtos e serviços: Acompanhar os últimos lançamentos nunca é demais para tentar identificar quais são as necessidades que andam surgindo por aí.
- Setor comercial: Dá para vender o seu mesmo produto de uma forma totalmente nova para melhorar ainda mais os seus resultados?
- Setor operacional: Experiências diferentes surgem todos os dias para garantir qualidade de vida e eficiência para quem está na linha de frente.
- Tecnologia da informação: Atualizações, softwares, computadores, hardwares, inteligência artificial são só algumas das coisas que mudam todos os dias.
Como o coolhunter trabalha?
Com o mundo digital crescendo cada vez mais, as possibilidades de pesquisa de tendências só aumentaram! Alguns profissionais, como a consultora estratégica Paula Abbas, defendem que o contato um a um faz toda a diferença para essa prática.
O coolhunter começa na etapa de coleta de dados. Ele é quem procura as melhores metodologias para extrair informações sobre o comportamento humano e transformá-las em inteligência de negócio.
E essa parte “mão-na-massa” do coolhunting pode ser feita de duas formas:
*Texto produzido em parceira com colaborador externo
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