A vida online anda tão conectada com a offiline que o digital se faz presente em praticamente tudo do nosso cotidiano. Na publicidade não seria diferente: o mundo digital chegou mostrando que ainda existem muitos caminhos a serem explorados!
Há algum tempo a publicidade não se limita somente aos modelos offlines e o crescimento da publicidade digital é cada vez mais evidente. Um bom exemplo disso é o aumento de investimentos em mídia online para 60,9%.
Muito espaço para crescer
É até válido dizer que a publicidade digital chegou como quem não quer nada com valores mais abaixo do mercado offline e hoje só tende a crescer. Um estudo do Dentsu Ad Spend Report apontou que a publicidade online vai ser o carro chefe na retomada dos investimentos no mercado publicitário.
Ainda em 2021, o digital será responsável por 50% da verba publicitária mundial, marcando uma grande conquista do nicho, pois essa será a primeira vez que alcançam esse número. E a tendência é ir ao infinito e além, as projeções de crescimento são de 10,1% para 2021.
Publicidade digital x offline e seus produtos
Mas afinal, quais são as possibilidades de produção dentro de cada nicho? Se você puxar pela memória consegue pensar em mais opções online ou offline? Não lembrou de muitas, não se preocupe, nós listamos algumas para você:
Offline
- Inserções na rádio e na TV;
- Ações nos pontos de venda;
- A boa e velha panfletagem;
- Eventos (de lançamento ou divulgação de marca);
- Outdoors e empenas
- Anúncios em jornais e revistas.
Online
- E-mail marketing;
- Aplicação de SEO em blogposts;
- Site (landing pages e/ou e-commerce);
- Posts patrocinados em redes sociais.
O off pode acabar?
Muito do crescimento do investimento na mídia digital foi o baixo custo em comparação com o modelo offline. Além disso, a publicidade digital permite uma segmentação específica para o público-alvo de determinada campanha, um pouco diferente do que acontece no offline, que tem um alcance maior e, às vezes, menos segmentado.
Muitos se perguntam se isso pode apontar para um eventual “sumiço” das mídias offline, mas o caminho não vai ser o ostracismo e sim a reinvenção. O que, por sinal, já vem acontecendo com a evolução de outdoors, sendo mais exata, com o nascimento dos painéis de led - as famosas empenas - mundo afora.
Mas deixo esse questionamento também para você: um modelo anula o outro ou eles podem trabalhar em conjunto? Conta pra gente nos comentários 🤩
Please Post Your Comments & Reviews