Lançar conteúdos de áudio em uma plataforma de vídeo pode ser uma estratégia certeira na divulgação do seu podcast e o melhor de tudo, você poderá sentir o gostinho do que é ser um Youtuber! Mas se, à primeira vista, você está achando que seria estranho utilizar uma plataforma de vídeo para produzir um podcast, vamos te mostrar que essa é uma prática comum e também como funciona.
Desde sua criação, em 2005, o YouTube registra números impressionantes de público e visualizações em seus vídeos. Hoje, já se tornou a segunda maior ferramenta de busca do mundo! A rede social conta com 1 bilhão de usuários mensais, além da expressiva marca de 30 milhões de pessoas acessando diariamente.
Com números assim você não vai querer perder a audiência do YouTube, certo? Mas calma que não vamos te deixar sair daqui sem dicas de como alavancar o seu podcast também nas telinhas.
Publicar o podcast na íntegra
Uma forma encontrada para utilizar a força dessa audiência na rede social é a postagem do episódio completo. O que pode ser feito somente com o áudio e alguma imagem estática no vídeo ou então gravar em vídeo o seu podcast para utilizar o material no YouTube.
Pode parecer estranho no início ter que gravar vídeo de um conteúdo que nasceu para ecoar em áudios. Mas por se tratar de uma plataforma na qual os usuários buscam assistir vídeos, essa estratégia ajuda no engajamento porque o público consegue espiar como tudo foi gravado.
Vídeos curtos
Para os que não querem duplicar o conteúdo em diferentes plataformas uma boa saída são as pílulas: vídeos curtos que podem ser trechos do episódio ou até mesmo um vídeo que se relacione com o tema sem trazer o mesmo conteúdo do podcast. Além disso, você pode criar trailers e teasers que são ótimos para brincar com a expectativa do público.
SEO
Mesmo sendo uma plataforma de vídeo, o YouTube é um ótimo lugar para aplicar técnicas de SEO, porque o algoritmo entrega vídeos que apresentam as mesmas palavras da busca. Por exemplo, você está procurando um vídeo da receita de um bolo específico, logo depois de realizar a busca, a plataforma te entrega outros resultados de vídeos relacionados com as palavras pesquisadas.
Por isso é importante ter muita atenção, cuidado e carinho ao escolher o título, a descrição e as tags para o seu vídeo. Uma dica extra é sempre pensar bem nas capas dos vídeos, afinal, elas também têm que conversar com o conteúdo e o título do vídeo, além de despertar o interesse no usuário que está rolando a tela.
Call to action
Quem nunca abriu um vídeo e ouviu as seguintes frases: “Se inscreve no canal” e “Ativa o sininho”? Esses são apenas alguns exemplos de call to actions que podem ser utilizados. O também conhecido CTA, é uma estratégia de “chamada de ação” para que o público possa se engajar com o conteúdo, como o próprio nome diz em tradução livre.
É aí que você vai usar de todo seu poder de persuasão e conteúdo bem elaborado para levar as pessoas de uma plataforma para a outra. Use os cards disponibilizados pelo YouTube para criar links diretos para o episódio do podcast, fale que o episódio completo está disponível em determinada plataforma e deixe sua criatividade fluir na hora de vender seu peixe!
Por falar em vender uma ideia, temos uma oportunidade que amantes de conteúdo digital não podem deixar passar: o Desafio Podcaster - Vozes que ecoam irá premiar com kit completo de equipamentos, produção conceitual & editorial durante 3 meses além treinamentos exclusivos o podcast que mais se destacar. Mas corre que as inscrições só vão até o dia 25/08. Vem fazer suas ideias viajarem o mundo!
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