As ondas do podcast estão ganhando novos ares para ecoar, conquistando um público cada vez maior mundo afora, esse ciclo só tende a ser proveitoso para todas as partes envolvidas, afinal, se produzem porque existem cada vez mais pessoas consumindo, o resultado é ter ainda mais audiência.
Você arrisca a dar um palpite de qual será o futuro do podcast? Por aqui somos muito curiosos para saber o andar das coisas rumo ao futuro e com podcast não seria diferente. Por isso, batemos um papo com o fundador e diretor da Agência Sapiê e especialista em podcasts, Paulo Baeta Neves. Para saber um pouco mais sobre as projeções dele para esse conteúdo que caiu no gosto dos brasileiros.
1) É correto afirmar que a tendência para podcasts é crescer ainda mais nos próximos anos?
Com certeza. Apesar de ser um formato existente há bastante tempo, recentemente houve uma explosão no consumo de podcasts e a tendência, que pode ser percebida tanto por movimentos de mercado quanto por novos hábitos no comportamento de consumidores, é de crescimento acelerado para os próximos anos.
A inovação e a criatividade dos criadores de conteúdos, a entrada de novos participantes nesse mercado, incluindo grandes veículos da mídia tradicional confirmam essa tendência.
Ainda, existe um movimento muito interessante, já estabelecido no Brasil, no qual criadores de conteúdo fazem uma dobradinha entre o formato tradicional de podcast somente em áudio e um formato para Youtube, fazendo com que os podcasts se transformem em programas com vídeo e conquistem mais audiência e relevância.
2) Para muitos podcasters, os projetos podem ter começado como um hobby, é provável que isso mude no futuro e as pessoas passem a ver um podcast como negócio?
Eu entendo que isso já é realidade. Podcasts já são um negócio, em muitos casos, lucrativo. Claro que é um formato super democrático e simples de ser criado, ou seja qualquer pessoa pode ter um programa, mas já se foi o tempo em que um podcast era tido somente como hobby.
3) Atualmente existem muitas plataformas que hospedam podcasts, algumas até lançaram programas exclusivos, será possível que em breve exista “A plataforma” para ouvir podcast?
Primeiro, é importante fazer uma distinção entre as plataformas que hospedam podcasts e os serviços que oferecem ao público a possibilidade de consumo deste conteúdo. As plataformas que hospedam distribuem o conteúdo para os serviços de streaming de áudio que apresentam os conteúdos ao público. Ainda temos o Youtube, que tem uma dinâmica diferente.
Atualmente, podemos dizer que "A plataforma" para se ouvir programas de podcast, no tradicional formato somente áudio é o Spotify, principalmente no Brasil, com a maior fatia de mercado. Mas temos agora os programas também no Youtube, que tem uma audiência muito maior que o Spotify.
O certo é que teremos muita concorrência.
4) Quais podem ser os próximos desafios para engajar a audiência de podcasts no futuro?
A qualidade do conteúdo, em termos de criatividade e inovação vai ser cada vez mais importante diante de um público que se torna cada vez mais exigente. Da mesma forma, a qualidade técnica é de extrema importância, pois a barra está subindo e os ouvintes se acostumando com produções de qualidade.
Essa dobradinha com o Youtube, também vejo como essencial, principalmente em relação à programas de entretenimento.
Por fim, com a concorrência entre os criadores de conteúdo cada vez mais acirrada, serão necessárias boas e inovadoras estratégias de divulgação e comunicação dos conteúdos.
E se você já nada nas ondas do Podcast não perca a oportunidade de tirar seu projeto do papel! O Desafio Podcaster - Vozes que Ecoam chegou para fazer sua voz ecoar por aí, mas corre porque as inscrições encerram no dia 25/08. Se eu fosse você não deixaria essa chance passar, afinal, acabamos de ver que o podcast tem um futuro promissor 💜
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