Que o mundo da comunicação é cheio de termos em inglês você já deve ter visto no nosso Instagram, mas você sabe o que significa Data Driven Marketing? Se a resposta for não, pode ficar tranquilo, pois estamos aqui para te explicar tudo sobre esse mundo de leitura de dados.
Lembra daquele botão de "aceitar os cookies” dos sites? Então, muitas vezes ele serve de grande ferramenta para o Data Driven Marketing ou, se você preferir, pode chamar de Marketing orientado a dados.
Toda vez que você faz uma busca por algum produto, entra em algum site, vê um vídeo com anúncio, você vai deixando um rastro pela internet e isso vira um dado que servirá para criação de estratégias cada vez mais segmentadas e direcionadas ao público-alvo.
Principais ferramentas
Agora você deve estar se perguntando, “mas como esses dados são acessados?”. Um grande companheiro do trabalho de análise de dados é o Google Analytics, que pode ser vinculado a um site e entrega análises completas de acessos ao endereço eletrônico, como por exemplo: quanto tempo durou o acesso, quantos leads o site teve etc.
Além disso, ferramentas de automação permitem traçar estratégias mais refinadas e focar ainda mais no objetivo por meio de testes A/B. Uma medida muito comum no marketing, essa estratégia permite realizar dois testes mudando apenas uma variável e assim avaliar qual gerou o melhor resultado.
O teste A/B é um bom exemplo de como o data driven elimina passos em estratégias de marketing, através dos números é possível tomar decisões sem antes fazer suposições de qual será o melhor caminho. O que diminui a chance de erros e falhas nas tomadas de decisões e direcionamento ao público.
Por onde começar?
Antes de começar a aplicar testes e usar ferramentas de leituras de métricas é importante entender o que fazer com todos esses dados e, como quase tudo na vida, o primeiro passo para esse destino é estudar e se atualizar no mercado.
E não se preocupe, porque já vamos te dar uma dica ótima que vai economizar seu tempo de pesquisa 😉 Nosso MBA em Data Driven Marketing é totalmente focado no profissional do século XXI, aquele que trilha novos caminhos dentro do mercado de trabalho.