Email marketing, marketplace, insight, mindset e budget, termos que à primeira vista podem parecer distantes da nossa rotina, mas muito presentes na daqueles que trabalham com marketing digital. Traçar estratégias para alcançar cada vez mais público é um dos objetivos desta área que tem crescido muito dentro do mercado profissional.
Mas no que realmente consiste o uso de marketing para fazer um negócio crescer? Para André Kliousoff, head de marketing do BTG Pactual Digital, o ponto inicial para uma boa estratégia é fazer a pergunta certa. Sabendo o que perguntar ficará muito mais fácil entender o que deve ser avaliado e assim construir boas estratégias.
Vigilância ou acompanhamento de dados?
A sensação de estar sempre sendo vigiado pelos nossos celulares e computadores é cada vez mais comum e de certa forma estamos sim sendo observados. Históricos de pesquisa, sites de venda, perfis vistos, marcas seguidas, tudo isso pode virar ferramenta para uma estratégia de marketing.
Já parou para pensar em como, cada vez mais, as publicações patrocinadas que aparecem para você estão alinhadas ao seu perfil? Isso nada mais é do que resultado de todo o trabalho de análise dos dados que você possui espalhados pela internet.
Se antes você recebia uma proposta de pacote de internet genérico hoje, por meio desses dados, é possível que a empresa avalie seus interesses e tempo que passa online para oferecer um plano que será mais personalizado. Porque agora é possível recolher dados mais precisos do que apenas sexo, idade e localização.
Criação de persona
Tendo mais informações sobre o público é possível criar vários tipos de personas que têm interesse em produtos similares. Essa segmentação é mais aprofundada e permite que dados como quantas vezes a pessoa frequenta a academia, interesse em cursos, viagens etc. É como se você pudesse descrever um amigo seu para depois oferecer os produtos que certamente irão agradar.
Veja só esse exemplo de persona, consegue lembrar de alguém que se pareça com a Júlia?