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Mobilidade urbana e acesso a oportunidades
Escrito por Vitória Tarrago
maio 14, 2021

Local de moradia, poder econômico e meio de transporte são fatores capazes de influenciar diretamente no acesso de um indivíduo a oportunidades. Mas, de que forma o acesso dos indivíduos a saúde, educação e oportunidades de emprego pode estar relacionado a esses fatores?

É sobre isso que Pedro Nery discute com Rafael Pereira,  pesquisador do Ipea e idealizador do projeto Acesso a Oportunidades, no episódio #37 do podcast Economisto.

Mobilidade urbana x Acessibilidade urbana

No Brasil, muito se fala sobre mobilidade urbana, ou seja, o padrão de viagem que as pessoas fazem no seu dia a dia (a que horas saem de casa, que meio de transporte usam, quanto tempo gastam no trânsito, etc). Porém, quando o assunto é acessibilidade urbana, o objetivo não é analisar o que a pessoa faz no dia a dia, mas a facilidade que ela tem para se locomover pelo espaço e acessar uma oportunidade.

Neste sentido, Rafael explica que o conceito de acesso a oportunidades está relacionado ao potencial de facilidade de locomoção, planejamento urbano, conectividade e eficiência dos meios de transporte, bem como ao planejamento e distribuição espacial dessas oportunidades no território. “A acessibilidade é essencial para que as pessoas satisfaçam suas necessidades básicas, alcancem oportunidades de emprego e garantam uma renda”, comenta o entrevistado. 

Segundo Rafael, a definição de acessibilidade traz também, dentro de si, uma noção de liberdade, pois quanto mais acessibilidade a pessoa tem, maior a sua liberdade de escolha. E é esse poder de escolha que dá aos indivíduos a possibilidade de desenvolverem suas capacidades e optarem pelas opções que mais fazem sentido para elas.

"Projeto Acesso a Oportunidades"

Este é o nome do projeto que Rafael lidera há pouco mais de um ano no Ipea. A iniciativa realiza estimativas anuais que analisam a facilidade que a população tem de acessar oportunidades de emprego, saúde e educação, levando em consideração seus bairros e meios de transporte em 20 municípios brasileiros, com perspectiva de chegar a outras cidades.

Todos os dados, resultados e metodologias estão à disposição pública e segundo o pesquisador, o objetivo é criar a informação necessária para influenciar e aprimorar a avaliação de políticas de desenvolvimento urbano, planejamento educacional, saúde, políticas habitacionais e de transporte urbano no Brasil.

Rafael conta que a ideia surgiu quando terminava o doutorado na Universidade de Oxford, onde se dedicou a estudar sobre filosofia política e desigualdade aplicada ao desenvolvimento urbano e política de transporte em cidades.

O projeto foi inicialmente criado para avaliar o impacto dos megaeventos na cidade do Rio de Janeiro. O crescimento após os eventos mundiais na capital carioca acabou sendo desigual, de acordo com o estudo, o qual constatou que bairros de classe média e média alta foram os que tiveram mais ganhos em oportunidades de acesso a emprego, saúde e educação.

Resultados observados pelo estudo

Rafael diz que, infelizmente, é comum notar na maioria das capitais uma grande desigualdade de oportunidades entre bairros mais ricos e mais pobres. Ele cita que em São Paulo o estudo identificou que a população rica consegue acessar nove vezes mais oportunidades de emprego em comparação a população mais pobre.

Curiosamente, uma cidade que vai de oposto a essa tendência, é Brasília. Na capital federal, o estudo constatou que em alguns bairros ricos, como Park Way, Lago Sul e Lago Norte, o acesso a alguns serviços é mais limitado do que em bairros mais pobres. "Como eles têm um planejamento recente, o governo não previu a criação de grandes ofertas de serviços públicos, como escolas públicas e postos de saúde", defende o convidado.

Velocidade x proximidade

Historicamente, uma das principais medidas tomadas em relação à política de transportes para solucionar problemas de segregação e desigualdade era tentar aumentar a velocidade dos veículos.

Porém, Rafael explica que a solução não está na velocidade, mas, sim, na proximidade. Ou seja, mais importante do que fazer as pessoas se locomoverem mais rápido, é fazer elas se locomoverem por distâncias menores, levando os serviços e oportunidades para perto delas. Assim, as pessoas conseguem fazer seu deslocamento diário utilizando formas de locomoção mais baratas e ecológicas, como bicicletas ou até mesmo a pé.

Desigualdades em tempos de pandemia

Recentemente, Rafael realizou um trabalho  em colaboração com outros vinte pesquisadores, e aborda os diferentes impactos da pandemia de Covid-19 em São Paulo.

A pesquisa teve o objetivo de analisar de que forma as internações e óbitos pela doença estão relacionados com desigualdades sociais e raciais. Para isso, entre março e outubro de 2020, os pesquisadores combinaram o endereço de pessoas internadas com dados de saúde e obtiveram dados considerados alarmantes pelos pesquisadores..

Foi constatado que pessoas pobres têm um risco 8% maior de contraírem o vírus da Covid-19 e que ao desenvolverem quadros mais graves, o risco de óbito é 60% maior.

Quando avaliadas as questões raciais, o estudo identificou que pessoas pretas e pardas têm entre 20 e 40% mais risco de serem hospitalizadas em decorrência da doença e um risco entre 14 e 20% maior de óbito, quando comparadas com pessoas brancas.

Rafael ressalta que um grande ponto de partida para essa desigualdade, é o fato de que pessoas mais vulneráveis têm um menor nível de escolaridade e, consequentemente, um menor nível de proteção social, passando a depender muito mais de rendas diárias e trabalhos informais, atividades que não as permitem trabalhar de casa.

"Quando a gente olha os dados de celular da região metropolitana de São Paulo, fica muito evidente que os bairros mais ricos e os bairros mais brancos são onde as pessoas se isolaram primeiro, entraram em isolamento muito mais rápido, têm um nível de isolamento mais alto e mantêm esse isolamento por mais tempo", afirma o pesquisador.

Além disso, foram analisados dados que identificaram que essas populações de maior vulnerabilidade acumulam um maior número de comorbidades e têm menos acesso à saúde, muitas vezes tendo de recorrer ao SUS, onde o estudo identificou que, pessoas internadas com Covid-19 têm 40% mais chance de virem a óbito em comparação a pessoas internadas no setor privado. 

Para ouvir o episódio completo, basta acessar o link ou procurar por Economisto na sua plataforma de streaming preferida!

Economia
Vitória Tarrago
Vitória é estudante de Publicidade e Propaganda e estagiária de Marketing do IDP. Sempre adorou escrever e, hoje, coloca essa paixão em prática produzindo conteúdo para o blog da EGEN
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