Não mais uma questão de “se”, e sim uma questão de “agora”: a transformação digital se tornou uma mudança necessária para qualquer empresa que deseja obter sucesso e se destacar no mercado. A presença nos meios digitais deixou de ser um ponto de diferenciação para ser um ponto de paridade: o mínimo para uma empresa sobreviver.
Para que essa transformação seja realizada da melhor forma possível, a empresa deve adquirir capacidades voltadas ao mundo digital. Os mercados on-line diferem dos off-line, e a empresa deve ser excelente em ambos. A pergunta que fica, então, é: quais são estas capacidades tão importantes que devem ser adquiridas pelas organizações?
Felizmente para nós empreendedores, esta pergunta foi um dos focos do livro “What’s Your Digital Business Model?”, de Peter Weill e Stephanie Woerner. Os autores descrevem 8 capacidades organizacionais para os empreendimentos do futuro. A seguir, uma análise de cada uma delas.
- Adquirir informações ótimas sobre seus consumidores: as empresas devem utilizar um ferramental digital para obter informações de seus consumidores. Quais são suas necessidades, e quais delas podem ser resolvidas com a sua empresa? Quais são seus interesses? Seu aniversário? E, tão importante quanto obter as informações, saber utilizá-las para estreitar o relacionamento com o cliente.
- Amplificar a voz do consumidor na organização: medir a satisfação do consumidor com a empresa tornou-se o básico. Para organizações em transformação, a ideia é inserir o cliente como o centro da empresa: toda reunião, decisão, produto e ação dentro da empresa deve ser acompanhada da pergunta “o que o nosso cliente pensaria disso? ”. Como saber? Volte à primeira capacidade.
- Criar uma cultura de decisões baseadas em evidência: instinto e experiência guiam as decisões de vários empreendedores, e eventualmente resultam em acertos. Porém, para que a empresa tenha resultados mais certeiros, é extremamente necessária a criação de um ambiente e de uma cultura baseada em evidência: dados devem ser mais importantes do que opiniões.
- Promover uma experiência integrada, de multiproduto e multicanal para o cliente: para atender aos consumidores de maneira excelente, as empresas devem parar de utilizar do conceito de “oferta empurrada” para trabalhar com a “demanda puxada”: criar canais de comunicação, produtos e serviços baseados nas necessidades de seus clientes.
- Seja distinto, o primeiro lugar que o seu cliente lembra: ao identificar uma necessidade, seu cliente deve lembrar da sua empresa primeiro. Pense nas seguintes perguntas: o que faz a sua empresa distinta dos concorrentes? E como este ponto pode ser explorado para torná-la a empresa que é primeiro lembrada no momento da necessidade?
- Identifique e desenvolva grandes parcerias e aquisições: identificar e resolver as necessidades dos consumidores se torna mais fácil quando temos parceiros comerciais eficazes. Assim, torna-se de grande importância identificar os players do mercado, pensando na jornada do cliente com a sua empresa (compra, envio, pagamento etc.) e visando a resolução da necessidade do cliente de maneira excelente.
- Transformar suas diferenciações em serviços (via APIs): muito do que torna a transformação digital algo grandioso é a velocidade da informação, o que possibilitou grande abertura à inovação aberta. Assim, após definir como atender seus clientes e o que torna a sua empresa algo distinto, torne este conhecimento digital e concreto em forma de APIs. Desta maneira, torna-se mais fácil aprimorar os diferenciais encontrados, aprimorando assim a experiência do cliente.
- Desenvolva competências ligadas a eficiência, segurança e compliance: líderes de empresas em transformação precisam reconhecer potenciais focos de eficiência, responsabilidades e ameaças. Privacidade e proteção de dados, ameaças cibernéticas, disfunções de serviços são alguns dos problemas que podem ser encarados ao longo do tempo, e uma empresa deve ser capaz de resolvê-los da melhor forma possível.
Nenhuma destas capacidades empresariais é de fácil aquisição, o que tem o seu lado bom: uma vez adquirida e aplicada no dia a dia da empresa, elas se tornam diferenciais competitivos no mercado, trazendo destaque à organização.
Em resumo: coleta e análise de dados, foco no cliente e competências ligadas à transformação digital (como eficiência e compliance) se tornam cada vez mais fatores decisivos para o sucesso e o crescimento de empresas na quarta revolução industrial. Cabe aos líderes e empreendedores entender e aplicar estes conhecimentos o mais rápido possível, antes da maré digital cobrir a sua empresa.