É oficial: chegamos na metade do segundo ano em pandemia de Covid-19 no Brasil. Durante esse período, muitas empresas adequaram as rotinas de trabalho e colocaram os colaboradores em trabalho remoto.
Após todo esse tempo trabalhando em casa, muitos profissionais se sentem esgotados, enquanto outros dizem que nunca se sentiram tão produtivos.
E você, de que lado está?
Momentos incertos afetam diretamente na nossa produtividade
Para entender mais sobre como momentos de incerteza podem afetar a capacidade produtiva dos indivíduos, conversamos com Rita Brum, neuroterapeuta, master coach e mestre em Psicologia.
Rita explica que momentos turbulentos podem afetar diretamente a produtividade dos indivíduos. "A capacidade produtiva das pessoas está diretamente ligada às emoções e as emoções nos acompanham todos os dias, por isso é muito importante conhecê-las, pois só assim saberemos lidar com elas", afirma a psicóloga.
A especialista explica que as pessoas reagem de forma diferente diante das circunstâncias e algumas possuem mais facilidade de adaptação. Porém, Rita relata que a maioria das pessoas tem apresentado algum tipo de esgotamento psicológico durante este período. "Tenho observado em vários pacientes - que já tiveram Covid - um aumento da insegurança e medo e consequente desenvolvimento de fobias", diz a especialista.
Ela afirma que certamente, nos dias atuais, as pessoas estão muito mais sobrecarregadas emocionalmente do que no início da pandemia. Rita conta que tem atendido diversos pacientes com problemas de foco, concentração, memória e ansiedade e, por meio de técnicas de neurofeedback, vem ajudando diversas pessoas.
As dificuldades trazidas pelo trabalho remoto
Uma das principais dificuldades que as pessoas encontram no trabalho remoto é conciliar as atividades domésticas, familiares e a rotina de trabalho.
Giuliana Tosi, gerente de marketing e experiência na Ambev, compartilha desse sentimento. Acontece que para a profissional, o ano de 2020 trouxe outra mudança significativa para sua vida: ela se tornou mãe.
A gerente conta que entrou em licença maternidade em março, mês em que começou o lockdown. Por isso, ela só começou definitivamente o trabalho remoto em outubro, permanecendo nesse modelo até hoje.
Giuliana relata que a maior dificuldade é encontrar tempo de qualidade para trabalhar e ser produtiva. Além disso, ela tem sentido na pele a dificuldade em equilibrar as tarefas diárias entre o lar e o trabalho: "a dificuldade maior é a separação de tarefas. Ser mãe, dona de casa e profissional no mesmo ambiente é duro. O tempo é confuso, me sinto sufocada", diz a profissional.
Para Giuliana, o momento de virada foi a ida do filho à creche. Ela conta que resistiu muito à decisão por causa da pandemia e que diversas vezes sentiu o julgamento de pessoas que lhe diziam para "aproveitar o momento".
Porém, a situação chegou a tal ponto que Giuliana percebeu que, caso a decisão não fosse tomada, seria impossível manter o trabalho no mesmo ritmo. "É humanamente impossível fazer as duas funções muito bem. Tenho minha vaidade profissional. Amo meu filho mais que qualquer coisa. Não quero abrir mão! Mas… o dia só tem 24h", afirma.
Giuliana conta que apesar do sofrimento inicial, hoje percebe que tomou a decisão certa. "A ida dele para a creche me machucou muito por dentro no começo. Mas hoje me dá um respiro enorme na vida profissional. O que eu ainda não consegui foi equilibrar a vida pessoal!" - brinca - "Final de semana é sempre do bebê".
Ela conta que tem encontrado equilíbrio, tirando pausa para descansar e ficar em silêncio. Afirma também, que encontrou um refúgio na prática da meditação e que hoje consegue desligar dos problemas após o horário comercial: "isso é libertador", afirma.
A prática de Giuliana é incentivada por Rita. Segundo a especialista, o trabalho excessivo é uma prática perigosa, que pode inclusive afetar a capacidade produtiva do profissional. Por isso, ela ressalta a importância de se ter planejamento e organização, além de horários bem estabelecidos. "Por mais paradoxal que pareça, trabalhar demais diminui a produtividade, pois quando estamos cansados temos menos foco, menos concentração e consequentemente menos produtividade", explica a psicóloga.
Vantagens no trabalho remoto
Por outro lado, o trabalho remoto vem agradando diversos profissionais, que se tornam super adeptos do sistema, bastante satisfeitos.
Mariana Lauande é uma delas. A gerente comercial e de relacionamento do IDP está trabalhando de casa desde março de 2020 e explica que, logo no começo da pandemia, percebeu a necessidade do isolamento social, principalmente para poder estar ao lado de sua mãe, que é parte do grupo de risco da doença.
Ela conta que no começo a situação apresentou diversas dificuldades. "Além de toda tensão externa com muitas informações e acontecimentos novos, a mudança na rotina, ficar em casa 24h e não ter um espaço físico adequado me trouxe várias dificuldades", explica a profissional.
No entanto, ela garante que após uma melhor adaptação, o trabalho remoto se tornou mais fácil. "Considero que a minha produtividade aumentou bastante. Até eu me adaptar demorou um tempo, pois nem um espaço físico em casa para trabalhar eu tinha, mas depois de organizar o espaço e a rotina diária, vejo que consigo ser mais produtiva do que no começo. Minha rotina é bem desenhada e consigo cumpri-la de forma leve", explica Mariana.
Ela conta que também adotou práticas para melhorar sua rotina de trabalho. "Me organizo para tirar 10 minutinhos sempre após uma hora sentada no computador. Tenho alguns lembretes no meu escritório para me lembrar de beber água, respirar, piscar.. Todos os dias faço alongamento, porque passar o dia sentada acaba prejudicando um pouco a coluna aqui, né?", conta a profissional.
Como melhorar a produtividade
Para finalizar, a psicóloga Rita Brum faz sugestões de algumas práticas para melhorar a capacidade produtiva durante esse período. A profissional as considera de extrema importância para aqueles que desejam lidar melhor com as emoções e aumentar a produtividade:
Desenvolver a Inteligência Emocional: É indispensável investir no desenvolvimento da inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer as próprias emoções e a partir daí saber reconhecer e aprender a lidar com elas. Saiba mais sobre inteligência emocional neste post: "Inteligência Emocional: O que é?
Ter disciplina: Trabalhar em home office é um desafio que exige muita disciplina. Precisamos ter em mente que tudo isso que está acontecendo vai passar.
Manter o pensamento positivo ajuda muito na produtividade.
Ser grato pela vida e pela saúde, a gratidão produz endorfina no nosso organismo, que é um anestésico natural que ajuda a amenizar as dores físicas e emocionais.
Praticar atividade física: cuidar do corpo também é importante, além de também produzir endorfina.
Estabelecer contato com pessoas, mesmo que seja online ou através de mensagens.