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COMO AS TARIFAS ANTIDUMPING AFETARAM OS PREÇOS E A PRODUÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS?

09 ago 2024

Pesquisadora responsável: Eduarda Miller Figueiredo

Título orginal: The Production Relocation and Price Effects of US Trade Policy:  The Case of Washing Machines

Autores: Aaron Flaaen, Ali Hortaçsu e Felix Tintelnot

Localização da Intervenção: Estados Unidos

Tamanho da Amostra: -

Setor: Setor Público

Variável de Interesse Principal: logaritmo do preço

Tipo de Intervenção: Mudanças tarifárias (antidumping)

Metodologia: OLS

Resumo

Em 2018, os Estados Unidos impuseram uma série de tarifas sobre vários produtos – em grande parte provenientes da China – utilizando uma variedade de medidas de política comercial. O artigo aqui estudado concentrou-se em estudar um bem de consumo final – as máquinas de lavar – e fornece evidências dos efeitos das políticas comerciais sobre os fluxos comerciais, a produção interna e, mais notavelmente, os preços. Utilizando dados para os Estados Unidos, os autores descobrem que os preços de varejo aumentaram apenas modestamente após as tarifas antidumping e os preços de importação diminuíram mesmo após os direitos antidumping.

  1. Problema de Política

A política comercial ocupou a frente dos debates de política econômica nos Estados Unidos em 2018. Em 2018, os Estados Unidos impuseram uma série de tarifas sobre vários produtos – em grande parte provenientes da China – utilizando uma variedade de medidas de política comercial. Uma das várias questões dessas políticas, é a incidência de tarifas, ou seja, se o valor dos impostos de importação é repassado aos consumidores na forma de preços mais elevados ou absorvidos por produtores estrangeiros, reduzindo o seu preço de exportação.

O artigo aqui estudado concentrou-se em estudar um bem de consumo final – as máquinas de lavar – e fornece evidências dos efeitos das políticas comerciais sobre os fluxos comerciais, a produção interna e, mais notavelmente, os preços. Com os dados disponíveis, os autores calcularam a elasticidade tarifária dos preços ao consumidor, que mede as variações de preços que abrangem o conjunto global de bens disponíveis aos consumidores (importados e produzidos internamente) em relação à variação média do imposto aplicado a esses bens através das tarifas de importação.

  1. Contexto de Implementação e de Avaliação

A literatura já tem algumas evidências sobre a resposta das empresas multinacionais às mudanças tarifárias. Horstmann e Markusen (1992) mostram que, em resposta a uma tarifa de importação, uma multinacional estrangeira pode estabelecer uma fábrica no país de origem, que poderia levar a preços internos mais baixos do que sem a tarifa. Já Blonigen (2002) estuda o comportamento de salto tarifário das empresas estrangeiras em relação às medidas antidumping dos EUA na década de 1980, constatando um aumento economicamente pequeno na probabilidade de uma empresa estrangeira estabelecer produção nos EUA em resposta às decisões antidumping[1].

A primeira rodada de medidas de política comercial contra máquinas de lavar roupa importadas consistiu em direitos antidumping específicos para cada país, visando empresas específicas que produziam em locais específicos. Assim, os direitos antidumping foram inicialmente impostos ao México e à Coréia do Sul em 2012, em 2016 foram aplicados na China. A segunda rodada de medidas decretou tarifas de “salva guarda”[2] em praticamente todos os países de origem das importações de máquinas de lavar roupa para os Estados Unidos. Com isso, as empresas transferiram a produção seguindo cada nova política comercial: primeiro da Coréia do Sul/México para a China, depois para Tailândia/Vietnã e, finalmente, para os Estados Unidos, evitando o pagamento de tarifas de importação.

Com as alterações nos fluxos de produção e comércio ocorreram movimentos significativos de preços. Nos 12 meses após a aplicação dos direitos antidumping na Coréia do Sul e no México, o índice de preços do consumidor (IPC) da máquina de lavar roupa diminuiu cerca de 5%, após a aplicação na China, o IPC manteve a sua tendência. Porém, o IPC aumentou nos meses seguintes às tarifas de “salva guarda”, subindo cerca de 9% até fevereiro de 2019.

            A terceira rodada de tarifas impostas às importações chinesas ocorreu em setembro de 2018, incluindo frigoríficos e fogões elétricos e a gás.

  • Detalhes da Política/Programa

Para avaliar de forma mais completa os impactos destas tarifas nos preços, os autores utilizaram dados semanais detalhados sobre preços de varejo dos principais eletrodomésticos. A preocupação deles em comparar os preços das máquinas de lavar antes e depois das mudanças na política comercial era a presença de outros choques que alteraram o preço das lavadoras independentemente da política comercial em estudo. Portanto, foi utilizado outros eletrodomésticos como produtos de controle para a variação dos preços das máquinas de lavar.

Como demonstrado no painel A da Figura 1, as importações aumentaram no final de 2017 e no início de 2018, à medida que os produtores se apressaram para enviar máquinas de lavar roupa para os Estados Unidos antes das tarifas entrarem vigor. Posteriormente, as importações caíram acentuadamente em fevereiro e março de 2018. Para além dos efeitos na cadeia de abastecimento, a política dos EUA também teve implicações notáveis nos fluxos comerciais de países terceiros. Os painéis C e D da Figura 1 mostram como os consumidores canadenses e coreanos foram afetados pela política comercial.

Figura 1: Fluxos Comerciais de Máquinas de Lavar e Peças de Máquinas de Lavar

Fontes: US International Trade Commission; Korea Customs Service. Canadian International Merchandise Trade Database.

  1. Método de Avaliação

Para o estudo, os autores utilizaram dados da Gap Intelligence (2013-2018), uma empresa de pesquisa de mercado que coleta dados de uma ampla gama de produtos e mercados nos EUA. O conjunto de dados brutos contém entradas semanais de dados de preços e características do produto no nível do modelo varejista, de março de 2013 a dezembro de 2018. Além do preço de varejo divulgado, foi observado dados da marca, modelo, data de lançamento e diversas outras características do produto.

Para estimar o efeito no preço dos direitos antidumping contra a China (julho/2016) e das tarifas de “salva guarda” (fevereiro/2018), foi feita uma regressão onde a variável dependente é o logaritmo do preço e as variáveis explicativas incluem as características do produto e efeitos fixos de varejista e de ano-semana, além de uma interação de cada categoria com efeitos fixos semanais.

  1. Principais Resultados

As estimativas de base sugerem um aumento de preços de apenas 1,5 a 3,5 por cento para máquinas de lavar e secar roupa nos períodos de 4 a 8 meses. As estimativas utilizando efeitos fixos do modelo mostram coeficientes ligeiramente superiores; embora as estimativas de preços dos dois aparelhos placebo sugiram que nem todo este aumento ocorreu por causa das tarifas. Em contraste, os efeitos estimados sobre os preços das tarifas de “salva guarda” são mais impressionantes. Os resultados sugerem que o preço das máquinas de lavar aumenta cerca de 11% nos 4 a 8 meses após a aplicação destas tarifas. E neste caso, as estimativas relativas à especificação alternativa – com os efeitos fixos – permanecem essencialmente inalteradas.

Os autores também calcularam as correlações da classificação de vendas para lavadoras e secadoras das principais marcas que estudaram, visto que normalmente são vendidas em conjunto. Os dados forneceram evidências claras de complementaridades entre lavadoras e secadoras[3].

 A evidência demonstra que, como um todo, as lavadoras e secadoras experimentaram aumentos de preços notáveis após as tarifas de “salva guarda” de 2018. Multiplicando essas estimativas pelo preço médio pré-aumento das lavadoras (US$ 749 por unidade) e secadoras (US$ 809 por unidade), resulta que o aumento do preço em dólares atribuível a estas tarifas foi de 86 dólares por unidade nas lavadoras e 92 dólares por unidade nas secadoras.

Com as tarifas em consideração não foram aplicadas uniformemente em todos os modelos, estas estimativas poderiam mascarar alterações de preços muito maiores por parte dos produtores estrangeiros, com pouca ou nenhuma alteração de preços por parte dos produtos nacionais. Para explorar esta heterogeneidade, os autores repetiram as regressões, mas permitindo coeficientes separados para cada marca. As estimativas mostram que todas as principais marcas aumentaram os preços seguindo as tarifas de “salva guarda”. Não há uma distinção clara entre marcas nacionais e estrangeiras, todos dentro de uma faixa de 5% a 17%.

Em relação à elasticidade tarifária dos preços ao consumidor os resultados sugerem uma ampla gama de elasticidade das tarifas ao consumidor. A estimativa sugere para os direitos antidumping de 2012 contra a Coréia do Sul e o México indica um declínio nos preços e, portanto, uma elasticidade negativa. Os resultados demonstraram efeitos marcadamente diferentes nos preços ao consumidor entre as tarifas de um único país e de vários países. Os autores destacam ainda que os aumentos de preços por parte dos concorrentes nacionais e de bens complementares podem elevar esta elasticidade muito acima de um.

  1. Lições de Política Pública

A deslocalização da produção desempenha um papel importante na extensão da transmissão das tarifas aos preços. Os preços de varejo aumentaram apenas modestamente após as tarifas antidumping impostas na China em 2016 e os preços de importação diminuíram mesmo após os direitos antidumping da Coréia do Sul e México de 2012.

Os produtores nacionais aumentam os preços seguindo a tarifa de “salva guarda” por uma margem semelhante à dos importadores. Os aumentos de preços das marcas nacionais são consistentes com um modelo de oligopólio, em que os preços são completamente estratégicos.

Referências

Blonigen, Bruce A. 2002. “Tariff-Jumping Antidumping Duties.” Journal of International Economics 57 (1): 31–49.

Holden, P. A dictionary of international trade organizations and agreements. Routledge, 2011.

Horstmann, Inácio J. e James R. Markusen. 1992. “Endogenous Market Structures in International Trade (Natura Facit Saltum).” Journal of International Economics 32 (1): 109–29.


[1] Antidumping practices: “mecanismos de defesa comercial, empregados por países que acusam empresas estrangeiras de preços predatórios, são regulamentados pela OMC” (Holden, 2011).

[2] Tariffs “Safeguard”: é uma restrição temporária à importação que um país pode impor a um produto se as importações desse produto aumentarem de modo a causar, ou ameaçar causar, prejuízo grave a uma indústria nacional que produz um produto similar ou diretamente concorrente. (International Trade Administriation, https://www.trade.gov/trade-guide-wto-safeguards)

[3] A correlação das classificações de vendas para lavadoras e secadoras de uma marca em um determinado varejista é bastante alta, de 0,9 a 0,95, e normalmente inferior, de 0,3 a 0,9, para outros pares de eletrodomésticos.