Pesquisadora responsável: Eduarda Miller de Figueiredo
Autores: Joshua D. Angrist, Parag A. Pathak e Christopher R. Walters
Nome original: Explaining Charter School Effectiveness
Localização da Intervenção: Massachussetts - Estados Unidos
Tamanho da Amostra: 23 escolas
Setor: Educação
Variável de Interesse Principal: Pontuação no teste MCAS
Tipo de Intervenção: Escolas Charter
Metodologia: 2SLS e LATE
Resumo
As escolas charter são escolas públicas que operam de forma independente etêm produzido cada vez mais interesse sobre a análise de seu desempenho e a heterogeneidade dos resultados. Ao analisar a heterogeneidade do efeito do tratamento nesse tipo de escola em Massachusetts comparando os ambientes urbanos e não-urbanos, através dos métodos 2SLS e LATE, os autores encontram que as escolas charter urbanas levam seus alunos muito além dos níveis de desempenho característicos dos distritos escolares públicos urbanos, enquanto as charter não-urbanas deixam o desempenho de seus alunos inalterado.
O interesse em escolas charter têm crescido rapidamente, em que as crescentes evidências sugerem que as escolas charter em ambiente urbano têm potencial de gerar ganhos de desempenho impressionantes, especialmente para alunos de minorias que vivem em áreas de alta pobreza. Em que a presença desse tipo de escola em Boston e Lynn aumentam o desempenho do aluno em matemática e em artes da língua inglesa (ELA), além da frequência escolar. Em Washington, Chicago e Nova York também foram relatados esses efeitos positivos (Hoxby e Rockoff, 2004; Hoxby, Murarka e Kang, 2009; Dobbie e Fryer, 2011).
A curiosidade atual, no entanto, é em escolas charter em distritos escolares fora do ambiente urbano, visto que os resultados para esse conjunto de escola são mais mistos (Hu, 2011). Em que se encontrou poucas evidências de ganhos de desempenho em escolas fora das áreas urbanas de alta pobreza (Angrist, Pathak e Walters, 2011).
O artigo aqui analisado analisou a heterogeneidade do efeito do tratamento em escolas charter de Massachussets, através de variáveis explicativas em nível de aluno e de escola.
Em Massachusetts, existem 34 escolas charter de ensino fundamental e 16 escolas charter de ensino médio. Em que as escolas urbanas são mais jovens do que as escolas não-urbanas. Ademais, as escolas charter urbanas também têm um dia e um ano letivo mais longo do que as escolas não-urbanas, em que o tempo extra parece ir para o aumento do ensino de matemática e de literatura e, ainda, 19% das escolas charter urbanas têm aulas aos sábados.
As escolas charter urbanas gastam quase tanto quanto as escolas públicas tradicionais, enquanto as escolas charter não-urbanas gastam menos. Outro detalhe é que a proporção aluno por professor em escolas charter é geralmente menor do que a proporção de funcionários em escolas públicas tradicionais e, ainda, as escolas charter não-urbanas têm as turmas menores.
Ao analisar a amostra, os autores perceberam que os alunos urbanos têm maior probabilidade de serem negros ou hispânicos e possuem pontuações nos testes de linha de base muito mais baixas do que os outros alunos de escolas públicas. Em que as escolas charter urbanas atendem uma proporção maior de estudantes negros do que as escolas públicas urbanas. Ademais, foi analisado que alunos de escolas charter em áreas urbanas e não-urbanas têm pontuações de teste de linha de base ligeiramente mais altas do que as suas contrapartes de escolas públicas tradicionais.
Uma escola charter é uma escola pública que opera de forma independente, tendo a liberdade de projetar salas de aula que atendam às necessidades de seus alunos. Operando sob um contrato com um “autorizador” (ONG, agência governamental ou universidade), que as responsabiliza pelos altos padrões, estando isentas de regulamentos estaduais ou locais relacionados à operação e gerenciamento, mas aderem aos regulamentos de escolas públicas, não cobrando mensalidades e nem sendo afiliada a uma instituição religiosa. A escola charter se compromete a obter objetivos educacionais específicos (National Charter School Resource Center, n.d.; National Alliance for Public Charter Schools, n.d.)[1].
Foram coletados dados de loteria para o conjunto de escolas charter de Massachusetts que possuem séries do ensino fundamental e médio, excluindo escolas fechadas, escolas que abriram após o ano letivo 2009-2010 e escolas que atendem populações não tradicionais. Dessa forma, a amostra resultante finalizou com num total de 17 escolas de ensino fundamental e 6 escolas de ensino médio, com escolas urbanas e não-urbanas.
Os dados de aluno usados para a pesquisa, foram captados através de registros administrativos dos anos letivos de 2001-2002 até 2010-2011. Em que possuem informações sobre dados demográficos, escolas frequentadas, pontuações do Sistema de Avaliação Compreensiva de Massachusetts (MCAS)[2].
Através da identificação baseada em loteria que captura efeitos causais para candidatos, utilizando na equação de segundo estágio para a análise de loteria a pontuação de teste para o aluno i na série g no ano t () como variável dependente. Porém, como as estimativas de mínimos quadrados ordinários (OLS) falharam em capturar os efeitos causais se a decisão de se candidatar ou frequentar uma escola charter estiver correlacionada com habilidade não medida, motivação ou antecedentes familiares, os autores utilizaram uma variável binária que indicava a oferta de loterias como uma variável instrumental para o tempo gasto na escola charter. Assim, estimando os resultados através de um modelo de mínimos quadrados de dois estágios (2SLS).
Foi também realizado uma estimativa do efeito médio local do tratamento (LATE) em duas partes, em que a primeira capturou diferenças nos resultados potenciais no estado tratado e a segunda que capturou diferenças nos resultados potenciais no estado não tratado. Ou seja, os autores compararam o desempenho em cada área usando a média local não fretada.
As estimativas do segundo estágio mostram que um ano de frequência em uma escola charter de ensino fundamental da loteria, aumenta as pontuações de matemática em 0,21 e 0,08 em ELA. As estimativas 2SLS para escolas de ensino médio revelam efeitos causais maiores, com ganhos de pontuação em 0,27 por ano em matemática e 0,21 por ano em ELA.
Ademais, os resultados encontrados mascararam uma heterogeneidade considerável em relação ao status urbano e não-urbano. Onde as estimativas para as escolas de ensino médio urbanas sugerem que essas escolas geram ganhos de 0,32 em matemática e 0,15 em ELA, e para as não-urbanas são negativas.
As escolas charter urbanas aumentam as pontuações para a maioria dos candidatos, embora não de maneira uniforme. Em que as meninas obtêm ganhos ligeiramente maiores em matemática, enquanto os meninos apresentaram ganhos maiores em ELA. Alunos negros e hispânicos se beneficiam consideravelmente com a frequência do fretamento urbano no ensino médio, mas os ganhos matemáticos para os brancos são menores. A frequência em escolas de ensino médio urbanas aumenta as pontuações de matemática e de leitura em todos os grupos.
A partir das estimativas LATE, as pontuações ELA de alunos não-urbanos do ensino fundamental em escolas públicas excede o nível de desempenho em ambiente não urbano em 0,10. Os resultados para alunos não-urbanos do ensino médio mostram uma seleção mais positiva do que no ensino fundamental. Esses resultados mostram uma vantagem dessas escolas, em que as escolas de ensino fundamental urbanas levam as pontuações de seus alunos de um nível tipicamente baixo para um nível muito mais próximo do desempenhado pelos alunos não-urbanos.
Portanto, em média, as escolas charter urbanas levam seus alunos muito além dos níveis de desempenho característicos dos distritos escolares públicos urbanos, enquanto as charter não-urbanas deixam o desempenho de seus alunos inalterado ou diminuído de um ponto de partida mais alto.
As escolas charter urbanas de Massachusetts geram ganhos de desempenho impressionantes, quanto as não-urbanas são amplamente ineficazes e parecem reduzir o desempenho.
Referência
Angrist, Joshua D., Parag A. Pathak, and Christopher R. Walters. 2011. “Explaining Charter School Effectiveness.” National Bureau of Economic Research (NBER) Working Paper 17332.
[1] Para mais informações, consultar: https://www.publiccharters.org/about-charter-schools/what-charter-school e https://charterschoolcenter.ed.gov/what-charter-school. Acesso em: 09 jan. 2023.
[2] Massachusetts Comprehensive Assessment System (MCAS).