Texto produzido por Amanda Galvão, aluna de Publicidade e Propaganda do IDP
A ciência de dados é uma ciência empírica e multidisciplinar recém-criada para coletar e analisar um conjunto de dados relevantes a fim de desenvolver problemáticas atuais e até futuras de determinada área. Saiba como ela pode influenciar a área de comunicação.
Diante dos imparáveis avanços tecnológicos, o mundo se integrou em rede e precisou de um profissional que praticasse um estudo para examinar os milhares de dados e tirar novos insights para a tomada de uma decisão inteligente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ciência de dados e comunicação
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tal profissão tem ajudado tanto nas corporações quanto nos serviços de profissionais autônomos. Por meio dos dados, é possível responder questões, como: “o que falta na minha empresa?” “o que o público espera?” “qual a tendência de mercado?” e até “essa informação é verídica?” no caso da área do jornalismo.
Ou seja, grandes soluções para impasses profissionais podem ser resolvidas com a ajuda de um cientista de dados. Para isso, eles usam utilizam a metodologia de estatística, probabilidade, inteligência artificial, e outras técnicas, que são traduzidas pelo data science para expor o resultado final de forma didática.
Atualmente, o trabalho da comunicação, como Marketing e Jornalismo precisou de uma adaptação para o meio virtual, aplicando um conteúdo virtual. Com isso, várias informações são espalhadas diariamente, precisando assim de uma análise de todas elas de forma eficiente.
A partir disso, Jornalismo de dados e Marketing de Dados foram criados para aumentar a performance dos portais de notícias e das propagandas, respectivamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Marketing por dados
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por meio da busca de dados para o marketing, como a compreensão e prevenção de comportamentos do público, a checagem das tendências e a análise das metas da empresa é possível traçar estratégias com alto potencial de êxito.
Grandes exemplos desse trabalho são os algoritmos. O uso de algoritmos é uma solução possibilitada pela análise de dados de forma a aumentar o alcance do e-commerce.
O algoritmo é capaz de raptar informações diversas de cada consumidor, de forma personalizada, como localização geográfica, estilo de vida, problemas pessoais - de saúde, de autoestima e de relacionamentos, por exemplo.
Tudo isso é muito útil para o marketing das empresas, uma vez que elas buscam, por meio deles, oferecer uma resolução prática ao público-alvo para o seu problema. Com o algoritmo, as empresas podem comprar dados pessoais de pessoas dentro do seu nicho e apresentar o seu produto ou serviço a quem precisa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Jornalismo de dados
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já no jornalismo de dados, há um interesse em apurar o conteúdo que foi ou que será publicado, uma vez que as Fake News têm se instalado, de forma gradativa, em vários meios da internet.
É de conhecimento geral que notícias podem impactar muito o mundo, por isso, o jornalista de dados faz a checagem da legitimação do conteúdo publicado, podendo desmentir uma notícia falsa. Ou seja, essa profissão se torna extremamente importante para o funcionamento da democracia, pois restringe o espaço da alta manipulação, além de garantir credibilidade aos portais de notícias que buscam a verificação antes da publicação.
Assim, fica notório que o trabalho do cientista de dados é facilitar a comunicação da corporação com o público.
Por hoje terminamos aqui, fique ligado no mundo da comunicação por meio das nossas plataformas, o instagram, comunicaidp e o blog.
Please Post Your Comments & Reviews