Humberto Falcão Martins
Mestre em Administração Pública e Doutor em Administração.
Consultor de Gestão Pública e Fundador do Instituto Publix.
É professor de dedicação exclusiva da Fundação Dom Cabral na área de gestão pública, atuando em temas relacionados principalmente à gestão para resultados, gestão colaborativa e solução de problemas. Foi visiting fellow na London School of Economics and Political Sciences e é professor convidado do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Foi professor da EBAPE/FGV e da Universidade de Brasília. Nos últimos 34 anos, tem lecionado em escolas de governo no Brasil e no exterior, tendo estagiado na École Nationale de Santé Publique da França (Rennes, 1998) e na York University (Toronto, 2001). Fundou o Instituto Publix e o dirigiu por 15 anos. Anteriormente, ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública, em especial no Ministério da Administração e Reforma do Estado e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Secretário de Gestão, delegado do Brasil no Comitê de Gestão Pública da OCDE e Presidente da Rede de Gestão Pública e Transparência do BID. Pertenceu à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É autor de mais de 130 publicações, incluindo 20 livros, palestrante, conselheiro de empresas e ONGs e consultor de organismos internacionais. Nos últimos 20 anos, tem desenvolvido metodologias de gestão inovadoras e colaborado em iniciativas referenciais de transformação da gestão pública, dentre as mais de 250 nas quais colaborou. Foi agraciado com o Prêmio ANPAD de Administração Pública, a Medalha Hélio Beltrão e o Mérito CONSAD em reconhecimento do seu trabalho.
Cursos que leciona:
Mestrado Profissional em Administração Pública
Trabalhos em destaque:
FALCÃO-MARTINS, H.; MOTA, J. P. ; MARINI, C. . Modelos de negócio na esfera pública: o modelo canvas de governança pública. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 17, p. 49-67, 2019.
FALCÃO-MARTINS, H.; COSTA, R. R. . Um modelo de maturidade colaborativa: proposta inicial e validaçao de conteúdo. Revista Estudios de Políticas Públicas, v. 5, p. 11-23, 2017.