02
2021
II SEMINÁRIO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUANDOS EM DIREITO DO CENTRO-OESTE
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II SEMINÁRIO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUANDOS EM DIREITO DO CENTRO-OESTE
Constituição, Democracia e Desafios do Direito Contemporâneo
Chamada de Propostas para Grupos de Trabalho
O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) convida os(as)(xs) mestrandos(as)(xs) e doutorandos(as)(xs) em Direito da região Centro-Oeste para submeterem propostas para participação em Grupos de Trabalho no II Seminário de Pesquisa de Pós-graduandos em Direito do Centro-Oeste, conforme as especificações desta chamada.
O evento é uma iniciativa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Instituição, com o intento de promover um espaço democrático e crítico para o debate e o aprimoramento das pesquisas desenvolvidas por estudantes de Mestrado e Doutorado em Direito, da região Centro-Oeste do Brasil.
Em sua segunda edição, que ocorrerá entre os dias 22 a 26 de novembro de 2021, tendo como tema “Constituição, Democracia e Desafios do Direito Contemporâneo”, serão promovidos debates a respeito das implicações jurídicas de questões sociais, políticas e econômicas no país, bem como sobre o estado atual do campo disciplinar do Direito.
Em face da pandemia de COVID-19, essa versão do seminário será realizada de maneira virtual, proporcionando a conexão dos(as)(xs) mestrandos(as)(xs) e doutorandos(as)(xs) em Direito da região Centro-Oeste, a troca de experiências sobre seus temas de estudo e o compartilhamento do acervo teórico e metodológico da disciplina.
Realize sua inscrição aqui
Recomenda-se, no ato da inscrição, a leitura atenta das regras para a submissão dos trabalhos, descritas aqui.
Sobre os Grupos de Trabalho
Os Grupos de Trabalho (GTs) buscam o diálogo entre pesquisas originais oriundas da vivência no Mestrado ou Doutorado (acadêmico ou profissional), sejam elas relacionadas a teses ou dissertações, em curso ou defendidas, ou outras atividades de pesquisa.
Para participar do evento, o(a)(x) proponente deverá enviar um resumo do seu trabalho para avaliação e, caso aprovado, deve encaminhar o artigo na íntegra.
Nos GTs, os discentes, cujos trabalhos forem aprovados para a participação no evento, irão apresentar os pontos principais do seu trabalho, com a coordenação de um professor e o acompanhamento dos membros da Comissão Científica do Seminário.
Em cada grupo de trabalho serão apresentados de 4 a 6 resumos. Cada apresentação terá a duração máxima de 20 minutos e, ao final de todas as apresentações, será aberto o debate sobre os trabalhos, com duração de, no máximo, 30 minutos. Os GTs serão realizados em salas on-line do Zoom, cujos links estarão disponíveis na página do evento e, a depender do volume de submissões, poderão acontecer simultaneamente.
A seleção dos trabalhos será realizada pela Comissão Científica do Seminário e os critérios para avaliação serão: atualidade e relevância da proposta e adequação ao tema do Seminário. A divulgação dos resumos selecionados será realizada no dia 17 de setembro de 2021.
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Regras para a Submissão de Propostas
Para a participação no seminário, o(a)(x) proponente deverá enviar, até 01 de setembro de 2021, resumo em até 1.500 palavras, seguido pelas palavras-chave (entre três e cinco) e pelas referências bibliográficas preliminares. O resumo deve estar de acordo com as normas da ABNT e ressaltar: o objetivo da pesquisa, a metodologia, hipóteses (se houverem) e achados preliminares da pesquisa. Caso aprovado o resumo submetido, o(a)(x) proponente deverá enviar o artigo na íntegra, até 22 de outubro de 2021, contendo entre 4.500 e 7.000 palavras, sem contar com as referências bibliográficas, observando as normas da ABNT e as normas estabelecidas nesta chamada.
É permitida a participação de mestrandos(as)(xs) e doutorandos(as)(xs) vinculados(as)(xs) aos diferentes Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da região Centro-Oeste, perante a comprovação de matrícula ativa no semestre 2021.2 da sua Instituição. Ainda, é permitida a participação de mestres(as)(xs) e doutores(as)(xs), desde que não excedam dois anos de titulação.
Não há definição a respeito das temáticas para as submissões, solicita-se apenas pertinência com o tema do Seminário (Constituição, Democracia e Desafios do Direito Contemporâneo). Após a seleção dos trabalhos, as apresentações serão organizadas de acordo com a abordagem dos trabalhos e por afinidade temática.
As propostas de trabalho poderão ser enviadas em português e em inglês.
O processo de submissão das propostas de trabalho é totalmente on-line, via formulário. Não serão aceitas inscrições via telefone ou e-mail.
O IDP não se responsabilizará por inscrições ou trabalhos não recebidos em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamento da rede.
O(a)(x) proponente poderá submeter “proposta única” a ser inserida, pela Comissão Científica, em Grupo de Trabalho pertinente. Também é possível a submissão de propostas para Grupo de Trabalho Completos (de 4 a 6 resumos), desde que, neste caso, haja a participação de pelo menos duas instituições diferentes e ambas estejam localizadas na região Centro-Oeste.
No ato da inscrição, o(a)(x) proponente que deseja submeter proposta única a compor Grupo de Trabalho, deverá:
a) Preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais como autor(a)(x) principal, indicando o vínculo institucional;
b) Indicar se o trabalho possui coautoria e, caso possua, também inserir os dados pessoais do(a)(x) coautor(a)(x);
c) Anexar, em arquivo único e em formato PDF: Título do trabalho; resumo em até 1.500 palavras; Palavras-chave (entre 3 e 5); e Referências bibliográficas preliminares.
Requisitos de Formatação do Trabalho
Para a submissão inicial, solicita-se apenas a observância dos requisitos acima descritos. Contudo, para a submissão do artigo final dos trabalhos aprovados, é necessário observar a estrutura a seguir:
Capa
O trabalho final deve possuir capa, contendo as seguintes informações:
a) Nome do evento, em letras maiúsculas;
b) Nome completo do autor(a)(x) ou dos autores(as)(xs), em letras maiúsculas;
c) Título do trabalho em letras maiúsculas e em negrito (idêntico ao título da proposta aprovada);
d) Subtítulo (se houver), em letras minúsculas;
e) Local (cidade) da instituição para a qual o trabalho está sendo apresentado, em letras maiúsculas;
f) Ano.
Instruções gerais
a) Formato do arquivo: PDF;
b) Página: A4 (21cm x 29,7);
c) Margens: 3 cm superior; 3 cm esquerda; 2 cm inferior; 2 cm direita;
d) O manuscrito deve possuir entre 4.500 e 7.000 palavras, sem contar com as referências bibliográficas;
e) O manuscrito deve observar a estrutura básica do artigo científico (Título, Autoria, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas);
f) O título e o subtítulo (se houver) devem permanecer idênticos aos que foram submetidos inicialmente e aprovados para a participação no evento;
g) O resumo deve permanecer com o desenho inicial submetido e aprovado, admitindo-se apenas o acréscimo de novos desdobramentos da pesquisa, como resultados e conclusões;
h) Inserir na primeira página, nota de rodapé referente a autoria, identificando o curso e a instituição do autor(a)(x) ou dos autores(as)(xs);
i) As palavras-chave devem ser entre três e cinco;
j) Corpo do texto: fonte Arial, tamanho 12; texto justificado; parágrafo com recuo de 1,25 cm; espaçamento entre linhas de 1,5 cm, sem espaços antes e depois do parágrafo;
k) Citações: preferencialmente, sistema autor-data;
l) As referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas da ABNT.
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Contato para esclarecimento de dúvidas: seminario.ppgd@idp.edu.br
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