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Representatividade de Minorias Étnicas nos Policiais Impacta no Nível de Crime?

25 maio 2022

Pesquisadora responsável: Eduarda Miller Figueiredo

Localização da Intervenção: Reino Unido

Tamanho da Amostra: 462

Setor: Segurança

Variável de Interesse Principal: Crime

Tipo de Intervenção: Proporção de minorias étnicas em cargos da polícia (diferentes níveis)

Metodologia:  Outros

A burocracia representativa envolve dois pontos, a representação passiva e a ativa, em que uma leva a outra. Tais conceitos são importantes em razão da representatividade da comunidade em uma organização pública. Neste artigo o autor buscou preencher a lacuna acerca do impacto da representatividade no desempenho do serviço público, ou seja, examinando se e como um nível de representação minoritária em vários níveis afeta o desempenho do serviço público. Através de dados britânicos, as evidências sugerem que, apesar de todas as minorias étnicas nos diferentes níveis estarem associadas a redução do crime, a representatividade dos oficiais na linha de frente no nível de rua é muito importante para a diminuição do crime.

  1. Problema de Política

De acordo com o conceito de burocracia representativa, representação passiva leva até à representação ativa. Em que a primeira se refere até que ponto os membros de uma organização pública são amplamente representativos de comunidades que atende em termos demográficos, enquanto a segunda, trata da medida em que a organização pública segue políticas que são vantajosas para minorias (Andrews et al., 2005; Riccuci, Van Ryzin e Lavena, 2014; Hong, 2017).

A literatura também vem refletindo acerca da importância dos street-level bureaucrats[1] como representantes de organizações de serviço público, em razão de serem tais pessoas que interagem diretamente com os cidadãos (Lipsky, 2010). Em que as evidências apoiam a proposição de que os benefícios da burocracia representativa são impulsionados por uma maior representação da força de trabalho de nível de rua (Meier, 1993).  

Em um relatório da British House of Commons, os membros do parlamento afirmaram que o número de policiais negros e minorias étnicas está aumentando, porém, tal aumento é limitado aos cargos juniores. Em que a falta de uma representação étnica sênior negra e minoritária afeta sua liderança e cultura, podendo ser interpretado como uma sugestão de que o serviço policial tem um viés inconsciente[2].

  1. Contexto de Implementação e de Avaliação

A literatura vem avançando na compreensão da burocracia representativa, porém, continua ainda demonstrando pouco acerca de como a representação minoritária em vários níveis organizacionais pode ter impactos diferentes nos resultados burocráticos.  Por exemplo, Gade e Wilkins (2012) demonstram que os cidadãos estão mais dispostos a ajudar a defender os valores públicos quando as organizações públicas são representativas.

Em razão do argumentado, o artigo buscou examinar se o maior nível de representação minoritária entre os níveis inferior, médio e superior - alcançado após as reformas - estava associado a um melhor desempenho do serviço público. Ou seja, examinando se e como um nível de representação minoritária em vários níveis afeta o desempenho do serviço público.

  1. Detalhes da Política/Programa

O argumento dos benefícios da burocracia representativa ocorrem por meio de dois canais principais:

  • A burocracia representativa afeta o clima e a cultura organizacional melhorando as atitudes e comportamentos dos burocratas em relação aos cidadãos – especialmente minorias – dentro das organizações. Melhorando o desempenho do serviço público ao corrigir desigualdades e discriminações pré-existentes no tratamento de cidadãos de diferentes grupos étnicas.
  • Tal mudança na forma como os administradores públicos tratam seus cidadãos também pode afetar as percepções e comportamentos dos cidadãos minoritários, tornando-os mais dispostos a coproduzir resultados de serviços públicos.

A burocracia representativa pode melhorar o desempenho organizacional por meio de cada um dos dois canais independente, ou também podem se reforçar mutuamente.

Para a realização do estudo, o autor cria as seguintes hipóteses:

H1: A representação ativa é mais provável de ocorrer quando a proporção de burocratas minoritários é maior.

H2: A representação ativa é mais provável de ocorrer quando a classificação média dos burocratas minoritários é mais alta.

H3: A representação ativa ocorreria mais provavelmente quando os burocratas minoritários estão dispersos em diferentes níveis organizacionais.

H4: A representação ativa é mais provável de ocorrer quando há um aumento de oficiais de minorias no nível da rua em oposição aos cargos de nível médio ou superior.

H5: Um aumento de minorias no nível de liderança levaria a uma representação ativa se a representatividade étnica fosse alcançada no nível de rua.

  1. Método

Para abordar os aspectos multidimensionais da representação de minorias na estrutura organizacional, foram calculados três índices para explorar como uma dessas dimensões afeta o desempenho organizacional e estimar o modelo:

  1. Participação média de oficiais de minorias étnicas em uma determinada organização: é a proporção de oficiais de minorias étnicas em uma determinada organização.
    1. Classificação média de oficiais de minorias étnicas em uma determinada organização: é uma medida que responde à pergunta: “qual é a classificação de um oficial de minoria étnica selecionado aleatoriamente em uma determinada força policial?”
    1. Dispersão hierárquica de oficiais de minorias étnicas: é uma medida que avalia até que ponto os oficiais de minorias étnicas são distribuídos uniformemente entre as patentes de uma força policial.

Além dos índices, foram incluídos num modelo simples de regressão, um conjunto de covariáveis para controlar as heterogeneidades observadas entre as forças. Em que as variáveis de tratamento representam a proporção da etnia de oficiais minoritários nos três segmentos diferentes de hierarquias (altos administradores, gerentes intermediários e oficiais de nível de rua) por ano e em dentro da força policial.

  • Principais Resultados

As evidências sugerem que todas as cotas de minorias étnicas incluídas eram significativamente associadas a uma diminuição do crime. Ademais, os resultados confirmam a importância dos oficiais na linha de frente no nível de rua e demonstram um aumento de um desvio padrão na proporção de minorias étnicas entre oficiais de nível de rua e gerentes de nível médio, que foi associado a 0,028 a 0,05 de redução no número de incidentes criminais. Entretanto, não foi possível encontrar suporte empírico para o efeito independente da representação em posições de liderança sobre o desempenho da polícia.

Assim, os conjuntos de descobertas são aparentemente contraditórios entre si, em que o desempenho organizacional melhorou quando os oficiais de minorias étnicas assumiram cargos de nível superior, mas também, foi demonstrado que o maior ganho de desempenho é atribuído a uma maior representatividade entre os policiais de nível inferior.

Por causa disso, o autor examinou os efeitos das interações entre minorias étnicas em diferentes níveis, através de uma medida alternativa para proporção de minorias étnicas em cargos de liderança. Ou seja, o indicador da presença de minorias étnicas para os altos administradores será 1 quando houver pelo menos um oficial de minoria étnica e 0 caso contrário.

Os resultados sugerem um maior desempenho entre as forças em que pelo menos um dos principais administradores da polícia é de um grupo étnico minoritário, com uma redução de 0,03 desvio padrão no crime. Um impacto que pode ser visto como pequeno, mas, segundo o autor, ainda mostra que a representação étnica na liderança pode contribuir para os benefícios da burocracia.

  1. Lições de Política Pública

A principal descoberta do artigo é de que a representação entre oficiais é uma condição necessária para a associação positiva entre representantes e melhoria do serviço público, em que a representatividade étnica dos oficiais na linha de frente no nível de rua (street-level bureaucrats) está significativa e independentemente associada à melhoria do desempenho. Porém, não foi encontrado o mesmo efeito para representação minoritária em cargos de liderança na melhoria do desempenho.

Referência

HONG, Sounman. Representative bureaucracy and hierarchy: interactions among leadership, middle-level, and street-level bureaucracy. Public Management Review, v. 23, n. 9, p. 1317-1338, 2021.


[1] Oficiais na linha de frente no nível de rua.

[2] Veja mais em: https://publications.parliament.uk/pa/cm201617/cmselect/cmhaff/27/27.pdf