27 set 2018

IDP Juris

ABOUT EVENT

O IDPJuris é uma simulação realizada pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), onde os estudantes de Ensino Médio reproduzirão o funcionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CtIDH) e da Câmara dos Deputados (CD).

Apesar dos modelos da ONU já existirem desde 1920, as simulações de Cortes são mais recentes, em especial aquelas ofertadas para alunos secundaristas. No Brasil, o sucesso dessas simulações deve-se em boa parte à importância institucional do Poder Judiciário, que vem dando legitimidade à democracia brasileira e é palco das discussões mais relevantes à vida em sociedade.

As simulações de Cortes estimulam o estudante a entrar em contato com a linguagem jurídica, possibilitando que o simulante desenvolva suas habilidades em retórica e argumentação jurídica, além do aprendizado de conceitos introdutórios fundamentais a Cursos como Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

Deste modo, o evento será realizado nos dias 27 a 29 de setembro, com a participação de alunos do Ensino Médio das escolas de Brasília. Serão discutidos temas como o uso de dados do Whatsapp para fins de investigação penal, a legalidade das eleições de 2014, a Guerrilha do Araguaia e o Programa Escola Sem Partido.

Esperamos você lá!

Data: 27 a 29 de setembro