Texto produzido por Amanda Galvão, aluna do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda do IDP
Diante da evolução tecnológica cada vez mais veloz, as pessoas estão consumindo mais informações em menos tempo. A praticidade se torna, então, o destaque para essa adaptação do novo mundo. Nesse contexto, uma propaganda fácil de entender faz toda diferença.
Além disso, antes de divulgar, a empresa precisa de um público-alvo bem definido para saber qual tom de voz e como vai falar. Pensando nisso, a publicidade precisa ser clara com poucas palavras, além de se alinhar com as expectativas desse público.
Ao entrar no meio comercial, é preciso escolher um nicho para atender. Assim, podemos ter uma percepção do estilo de vida de cada consumidor. Todo mundo tem impasses que buscam resolver, como baixa autoestima, problemas de saúde e render no dia a dia corrido - a produtividade hoje é muito valorizada, ou seja, a compra e o produto precisam ser práticos ao cliente.
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1 - Não ofereça muitas opções
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A partir da definição do seu público, as necessidades e as preferências do consumidor precisam ser ouvidas para que a gente tenha o poder de filtrar o que realmente irá resolver o contratempo dele. Saiba que de 2 a 4 opções são suficientes para a escolha de 1 produto.
Caso contrário, ao oferecer uma ampla cartela de produto ou serviço, além de não solucionar o problema do consumidor com eficiência, vamos trazer mais um problema para a vida dele, a dúvida sobre o que ele precisa. No fim das contas, ele precisa se identificar, de forma rápida, com o que oferecemos.
Exemplo: ao consumidor chegar na loja de celulares, o comerciante pergunta o que ele precisa e quais suas preferencias – marca, modelo, cor, por exemplo – e o que ele espera de um celular. Depois de ouvir o possível comprador, o atendente mostra de 2 a 4 opções de acordo com esse filtro do cliente.
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2 - Saiba expor o valor e as formas de pagamento
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Para selecionar o nicho, nossa atenção precisa ser voltada também para o seu poder de compra. O que oferecemos precisa ser acessível ao usuário que focamos para a nossa marca. Entenda a necessidade dele, antes de oferecer seu produto ou serviço.
Quanto mais baixo o nível econômico dele, mais flexível precisa ser a forma de pagamento, sendo assim, o encaixe no orçamento é indispensável a esse consumidor em específico. Se esse for o caso, deixar evidente essa acessibilidade ou, melhor ainda, dar ênfase a ela na propaganda irá atrair esse público.
Exemplo: “a partir de 10,00” ou “tudo por 10,00 cada”, lojas que oferecem utilidades de cozinha e de decoração para casa por um preço fixo e acessível, são muito comuns no centro de várias cidades do Brasil.
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3 – Compare preços com produtos do dia-a-dia
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Adicionar a comparação do preço do seu produto com o preço de coisas do dia a dia, como pizza, doce, cerveja, conseguimos mostrar as características que o nosso produto supera no outro e mudar a perspectiva do público para priorizar o que oferecemos.
Exemplo: “eu acho barato, porque você compra uma caixa de cerveja por 35,00 e você toma ela em meia hora e acabou, você não sente nem o sabor depois” reels que viralizou após várias lojistas dublarem o áudio no Instagram.
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