Nas últimas semanas temos conversado bastante sobre marcas por aqui, assunto atual e relevante que precisa ser discutido não só por profissionais da área mas também por quem deseja montar seu próprio negócio: ao longo da sua trajetória, você já esbarrou com o termo Branding? Se você conhece mas nunca conseguiu assimilar totalmente o significado ou se você é do time que não faz ideia do que se trata mas quer aprender de forma prática e objetiva, segue nessa leitura que a gente vai te ajudar.
Você quer que seu negócio seja reconhecido no mercado e vire um sucesso de vendas, certo?
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Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores de uma marca, ele chega com o objetivo de te auxiliar a despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com seus consumidores, que serão decisivas para a escolha da sua marca no momento de decisão de compra.
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Gestão de marcas
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A boa gestão de uma marca é capaz de criar conexões reais e transmitir os valores do negócio de forma transparente, agregando valor para o negócio e gerando engajamento. O processo de branding é complexo e envolve muito trabalho estratégico para que o relacionamento com seus clientes seja efetivo.
Construir vínculos com o consumidor é muito mais que a criação de um logo, vai desde entender a fundo quem é o seu público-alvo, passando pela criação da identidade visual da marca até chegar na personalidade consistente da mesma. Durante essa jornada algumas perguntas norteadoras precisam ser respondidas como ‘’Qual é a minha marca?’’ ‘’Como ela quer ser reconhecida?’’ ‘’Quais são os diferenciais que ela traz para o mercado?’’
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Vamos para um exemplo prático?
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Se falamos de uma marca que possui uma rede de restaurantes e utiliza majoritariamente as cores vermelha e amarela, vem algo na sua mente? Agora pense em dois arcos... nada? Essa marca adaptou os nomes gringos de seus restaurantes de acordo com os regionalismos brasileiros. Ok, uma última dica: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, em um pão com gergelim.
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‘’Amo muito tudo isso!’’
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Ficou fácil, né? O branding do McDonald’s é um case de sucesso quando falamos de branding na teoria e na prática. As cores marcantes estão presentes em toda a composição dos elementos visuais da marca, os icônicos arcos amarelos já se tornaram referência no nosso imaginário, o mascote, que à primeira vista pode ser um pouco assustador, cresceu com a geração dos millenials cantando e dançando todos os jingles que não saiam da cabeça, além de um toque mais que especial de toda comunicação verbal pra lá de humanizada, conseguindo assim, criar um relacionamento próximo e duradouro com seus clientes, que se sentem próximos da marca.
São tantos elementos de reforço de marca bem pensados e executados que apenas marcas que sabem muito bem de onde vieram e onde querem chegar conseguem orquestrar tudo isso (com uma equipe extremamente qualificada e talentosa). Sentiu a paz e tranquilidade no olhar de quem sabe que seu fiel público estará do seu lado? Agora conta pra gente qual é aquela marca que tem um lugar especial no seu coração, seja por cores, linguagem ou posicionamento.
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