Já imaginou um mundo onde profissionais da publicidade ganham um Oscar por seus trabalhos criativos? Essa já é uma realidade, ou melhor, quase! A versão comunicóloga da estatueta dourada mais famosa do mundo é o Leão de Cannes (Cannes Lions). Desde 1953, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes enaltece anualmente a publicidade e se tornou um marco dentro da área, um leão de ouro é significado de criatividade, eficiência e respeito.
Mas vamos por partes, você já deve ter ouvido falar que Cannes abriga um outro evento muito famoso, certo? O Cannes Lions foi inspirado no Festival de Cinema de Cannes, que por sua vez, premia obras de audiovisual. Ao longo das décadas, o festival de publicidade já coroou diversas agências mundo afora e o Brasil, ano após ano, se mantém no topo dos ganhadores, levando dezenas de estatuetas para casa. Em 2021, o festival foi ampliado e agora engloba categorias como design, experiência da marca, sustentabilidade e até mesmo cases de relações públicas dentro de suas quase 30 categorias.
Como ganhar um leão?
Sendo um importante evento que dita as tendências e novidades do mercado publicitário, a premiação conta com categorias de prêmios que são divididas em:
- Grand Prix,
- Leão de Ouro,
- Leão de Prata,
- Leão de Bronze.
Cada categoria possui um chefe de júri e um corpo de jurados específico, composto por publicitários de vários países. Os critérios de julgamento avaliam a mudança que a propaganda causou na indústria, nos negócios e também na população. Além, claro, de aspectos criativos.
O primeiro prêmio conquistado pelo Brasil foi de uma propaganda que não poderia ser de ninguém menos que o grande nome da publicidade brasileira, Washington Olivetto. Em 1974, em meio a uma crise de desemprego e preconceito, lançou o ‘’Homem com mais de 40 anos’’ no dia do trabalhador.
Leão de Cannes na pandemia
No último ano, o festival aconteceu em formato virtual, mas dessa vez sem as conhecidas premiações, palestras, grupos de discussão e muito networking marcaram a edição, apenas três categorias foram homenageadas pelo seu legado e por serem as melhores da década. A edição de 2021 continua 100% digital e acontece no próximo mês, entre os dias 21 e 25 de Junho. Você consegue acompanhar toda a programação através do site oficial.
Propagandas marcantes
Separamos algumas icônicas propagandas brasileiras que levaram o troféu pra casa, assim, você consegue observar o alto nível de empenho e profissionalismo que faz alguém levar o troféu para casa.
Essa Coca é Fanta. E daí?
A Agência DAVID São Paulo garantiu 7 leões na edição de 2018 com a propaganda para a Coca-Cola Brasil que ressignifica uma famosa expressão homofóbica muito utilizada no Brasil.
Preço na Camisa
A campanha do Walmart para sua marca Hipermercado Bompreço também levou 5 prêmios na edição. Em 2016 a agência DM9DDB fez com que jogadores de futebol entrassem em campo com os valores de produtos na promoção, aproveitando o número estampado nas costas nas duas últimas rodadas do Campeonato Baiano.
Pé na Porta
A AlmapBBDO, agência que sempre se destaca dentro do Festival de Cannes, foi premiada em 2016 com a campanha para Volkswagen que anunciava um novo recurso para abertura do porta-malas de seus carros. Para isso, trouxeram várias cenas de pessoas literalmente chutando portas e despertando diversos sentimentos no espectador.
Deu pra sentir um gostinho de Cannes? Temos certeza que logo mais teremos um dos alunos da graduação do IDP subindo no palco francês rumo à sua estatueta.
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