Ser empático nas relações interpessoais é sempre muito importante, afinal, é bom se colocar no lugar do outro para entender o que está se passando. Nem que seja por apenas 5 segundos como nos ensinou Pepita! Agora te pergunto, já ouviu falar no mapa de empatia?!
Este mapa funciona de forma bem próxima do que aplicamos em nossas relações. Pois ao se colocar no lugar do outro você consegue antecipar as suas necessidades e oferecer soluções. O mapa de empatia é montado com uma série de perguntas que ao respondê-las te permitirá conhecer ainda melhor a sua persona.
Agora que você já viu como o mapa é organizado, vamos falar um pouco sobre as perguntas que devem ser respondidas.
O que vê?
Aqui falamos sobre os estímulos visuais que são recebidos pela sua persona. É o momento de responder perguntas como:
- Como é o mundo em que a persona vive?
- Como são seus amigos?
- O que é mais comum no seu cotidiano?
O que ouve?
Calma, não é só para perguntar quais as últimas músicas escutadas no Spotify. Aqui temos um espaço para pensar em todas as influências recebidas, como as de meios de comunicação. As seguintes perguntas devem ser respondidas:
- Quais pessoas e ideias influenciam a persona?
- Quem são seus ídolos?
- Quais suas marcas favoritas?
- Quais produtos de comunicação consome?
O que pensa e sente?
Chegamos em uma parte que já começa a ficar um pouco mais profunda. Aqui você terá conhecimento do que o seu produto pode despertar na mente do consumidor ao responder às seguintes perguntas:
- Como a persona se sente em relação ao mundo?
- Quais as suas preocupações?
- Quais são os seus sonhos?
O que fala e faz?
Esse item te dará informações sobre o consumo de produto ou serviço, te ajudará a entender melhor a tomada de decisão para uma compra. Responder às seguintes perguntas auxilia a entender o que a persona fala, faz e também a ser mais atento ao comportamento dela:
- Sobre o que a sua persona costuma falar?
- Ao mesmo tempo, como age?
- Quais seus hobbies?
Quais suas dores?
Aqui você poderá listar quais são os principais obstáculos e dúvidas que o público precisa superar para consumir seu produto ou serviço. Use essas perguntas como norte:
- Do que sua persona tem medo?
- Quais suas frustrações?
- Que obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?
Quais as suas necessidades?
Com essas perguntas respondidas, você terá a chance de ouro de surpreender a sua persona. É o momento que será crucial para que você chegue com a solução do problema, apresentando possibilidades.
- O que é sucesso para a sua persona?
- Onde ela quer chegar?
- O que acabaria com seus problemas?
Agora que você já conhece o mapa de empatia podem se tornar melhores amigos e o melhor: colocar tudo isso em prática em campanhas de marketing! Você verá como o trabalho será muito mais humanizado e personalizado, chegando de forma mais assertiva para a sua persona 💜
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