Já parou para pensar como a forma que consumimos música mudou de uns tempos para cá?! Não só o consumo teve mudanças, mas também as estratégias de divulgação, que tomaram um novo rumo jamais imaginado no passado. Isso sem falar nas formas de medir o sucesso de uma música e o que faz dela um hit nas paradas de sucesso.
Old days x Atualidade
Quem for um pouco mais velho - assim como eu - deve lembrar das entregas de discos de ouro, platina e diamante para os artistas que batiam recordes de venda de CDs. Mas, desde a chegada dos streamings de música, a forma de contar e premiar os artistas passou a ser contada no número de vezes que ela foi escutada nos aplicativos.
Os streamings facilitaram muito a vida do consumidor de música, se antes era necessário reservar um espaço na estante para o toca cd e diversos CDs, agora é possível juntar várias discografias na memória dos aplicativos apenas com um clique. Para os artistas, a mudança trouxe uma necessidade de inserção completa no mundo digital, só ter um perfil nos principais serviços de streaming já não é a única missão. Em um mercado cada vez mais acirrado, cada artista precisa fazer o algoritmo trabalhar a seu favor para que sua música seja entregue para mais e mais pessoas.
É aí que entra o TikTok
O aplicativo que ganhou o mundo com seus vídeos curtos, challenges e dancinhas caiu no gosto dos artistas e profissionais de marketing do mundo da música. Ainda lá no começo do aplicativo já era possível perceber a força que ele viria a ter na disseminação de músicas. Afinal, quem é que não ouviu “a música do tiktok” no rádio ou em alguma playlist e dancinha aparece automaticamente na sua cabeça?
Hoje fica ainda mais clara a força que o aplicativo tem para fazer uma música hitar. Um bom exemplo é o #WAPChallenge que viralizou na rede social e fez a cantora Cardi B aumentar de maneira exponencial o número de seguidores no Spotify. Se tornou cada vez mais comum ver comentários do tipo “quem chegou nessa música pelo TikTok?” e nem bandas de carreira consolidada estão querendo ficar de fora dessa.
O Radiohead, banda nascida ainda na década de 1980, fez sua estreia no aplicativo com um vídeo que simula uma transmissão antiga iniciada com a pergunta “O que você quer que eu fale?”. Hoje, quase um mês depois da primeira produção, a banda britânica conta com mais sete vídeos que fazem os fãs esperarem ansiosamente por novidades musicais.
Uma outra banda que já entendeu a força da rede social dos virais foi, a também britânica, Coldplay. Liderada por Chris Martin, ela já reúne diversos vídeos no perfil. A primeira publicação foi em novembro de 2019, então já podem até alegarque chegaram na rede quando tudo ainda era apenas mato. Brincadeiras à parte, o ponto aqui é: a banda já enxergou um potencial no aplicativo vizinho e este mês deu início à divulgação da nova era exclusivamente no TikTok.
Um vídeo postado no dia 02/05/21, já conta com mais de um milhão de visualizações. O que significa na prática umnúmero enorme de pessoas que já estão super engajadas com o lançamento do single Higher Power.
E como aqui somos grandes amantes e entusiastas de música, criatividade e artes, fizemos uma playlist recheada com canções que tocaram muito por aí! Conta pra gente qual desses hits não saiu dos seus favoritos nos últimos dias 🤩🎶
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