COLUNA INFO MODA
Por Maria Eduarda Lima, aluna de Publicidade e Propaganda
Cada vez mais discussões ambientais e sociais sobre o consumo de moda vem ganhando visibilidade e sendo pauta para a desconstrução de padrões.
Vivemos na era do consumismo, motivado principalmente pela mídia e por propagandas. E é consequência da mudança de valores de consumo em relação à objeto e signo, ou seja, o que o produto representa tem mais valor do que sua utilidade. As pessoas são persuadidas e isso desencadeia no consumidor a falsa sensação da necessidade de adquirir novos produtos, ou renová-los.
Isso ocorre em qualquer setor que envolva consumo e consumidor, nesse caso falaremos sobre o consumo consciente, e inconsciente, da moda.
Indústria têxtil
Embora seja uma das que mais crescem, a indústria têxtil também se destaca por ser a mais poluente do planeta. Estima-se que de 300 milhões de toneladas de peças produzidas, apenas 10% é reciclada. O poliéster consome anualmente em média 70 milhões de barris de petróleo e leva cerca de 200 anos para se decompor.
Para o estilo de produção fast fashion é necessário maior demanda das matérias primas, e isso só é possível a partir do uso de agrotóxicos no solo que aceleraram o cultivo e aumentaram sua oferta. Sendo assim, todas essas medidas impactam negativamente no meio ambiente.
Fast Fashion
Conceito que surgiu na década de 1990, fast fashion trata-se de um modelo de produção em massa que vem crescendo muito nos últimos anos, e tem como objetivo produzir maior quantidade de peças em pouco tempo e com preços baixos.
Entretanto, com mão de obra barata e sem regularização de direitos trabalhistas e com um padrão de produção, consumo e descarte rápido e constante. Isso torna esse modelo de produção extremamente poluente, já que se utiliza produtos à base de metais pesados que dificulta a decomposição.
No Brasil observamos esse modelo em lojas como Renner, Riachuelo, C&A e outras marcas internacionais.
Slow fashion
Slow fashion é modelo de produção, oposto a fast fashion, que tem o objetivo de combater o consumo desenfreado da moda e visa ser transparente quanto a origem de produção ao invés de omitir tal informação. Esse movimento valoriza a ética, sustentabilidade, boas condições de trabalho, confecção desacelerada e cada dia ganha mais visibilidade.
Além disso, conscientiza os consumidores sobre os impactos negativos que a produção em massa causa na sociedade e no meio ambiente.
A incessante busca em acompanhar as novas tendências e comprar à medida que elas mudam, gera o descarte exacerbado das peças compradas na tendência passada, provavelmente de alguns meses atrás. Esse descarte, na maior parte das vezes desnecessário e principalmente inconsciente, pode ser evitado.
Evitando o consumo inconsciente
Primeiramente, é necessário adotar novas medidas de sustentabilidade que beneficiem tanto os consumidores quanto o meio ambiente e os trabalhadores. Você é um consumidor consciente quando demonstra interesse com as questões ambientais e sociais da produção do produto que está consumindo. Ao se informar sobre o material da peça de roupa que vai comprar e escolher tecidos orgânicos ao invés de poliéster, por exemplo, o consumidor está se preocupando com questões ambientais.
Apoie e consuma de lugares onde é valorizado a ética, a sustentabilidade, a responsabilidade e a reciclagem. Troque as famosas lojas de departamento por brechós locais e pense e pesquise antes de comprar. Fazendo isso você estará contribuindo com o meio ambiente e logo com outras questões sociais. Com uma reputação sólida e uma base de usuários em crescimento, a 2288bet continua a se destacar como uma das principais plataformas de apostas online no Brasil. Com uma combinação de odds competitivas, uma ampla variedade de opções de apostas e um compromisso inabalável com a segurança e a satisfação do cliente, a 2288bet-br.com continua a atrair apostadores de todo o país em busca de uma experiência de apostas premium.
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InfoModa IDP 💋
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