Comunicar é auxiliar na compreensão de algo que, à primeira vista, pode ser complicado de entender. E nada mais complicado do que criar, organizar e produzir um evento que vai ser consumido por várias pessoas. O objetivo central de uma boa comunicação para eventos é ligar todos os pontos do que precisa ser comunicado para sua audiência e construir ao redor dessas informações uma narrativa de experiência única!
O produtor de evento é responsável por toda a logística de um evento, da sua concepção, administração de recursos e outras funções, podendo a comunicação perpassar esse profissional. O dever da comunicação é auxiliar de forma precisa e objetiva as necessidades comunicativas do evento.
Neste momento, dividir para conquistar é essencial na hora de criar uma estratégia de comunicação eficiente, evitando ao máximo informações cruzadas e gargalos! Para se nortear dentro do processo de comunicação para eventos, separei quatro pontos essenciais para você navegador de primeira viagem
Defina Bem a Sua Identidade Visual!
Qual é a vibe que o seu evento quer transmitir? Ele é mais despojado, mas conservador, quais são os elementos visuais que mais conversam com a sua audiência? Todas essas questões norteiam a construção visual do seu evento e concepção das peças on e off que são entregues!
Dica: Crie um moodboard com as referências visuais que podem te auxiliar na criação de um conceito!
Tom de Voz & Identidade Verbal, a energia do seu evento!
Saber a forma como seu público se comunica pode ser uma mão na roda, legendas vivas e engraçadas, que transmitem o tom e humor dá seu evento e que aproximem seu público da sua proposta de valor, faça piadas, interaja, e se proponha, não em apenas comunicar, mas em conversar com sua audiência.
Estratégia é a Alma Do Seu Evento
Não adianta ter uma comunicação excelente se sua estratégia de comunicação não está alinhada com os objetivos dos produtores de evento. Saiba cada pequeno detalhe que precise ser comunicado ao público, com essas informações você vai saber gerar curiosidade e atrativos para o seu evento!
A Experiência
Produtores de evento vendem experiências, sua entrada no evento, como você é atendido, o line-up de shows (se tiver ou não é claro) podem ser utilizados como gatilhos de valor e diferenciação do seu evento gerando um engajamento com sua proposta de valor!
Alinhou todos esses pontos, sabe exatamente o que comunicar e como, agora é pôr a mão na massa e contornar qualquer ruído que possa vir a acontecer.
Comunicação para eventos infelizmente não é uma receita para bolos, o que foi oferecido são alguns nortes simples que podem te auxiliar no processo de comunicação, mas cada evento enfrenta percalços comunicacionais que podem e devem ser contornados com gestão de crise!
Please Post Your Comments & Reviews