Roberto Rocha Coelho Pires
Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Internacional com Pós-Doutorado na Brown University e Foundation Nationale Des Sciences Politiques.
Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O curso abordará as teorias e debates do campo de políticas públicas sobre implementação, visando avançar a formação dos alunos em relação a ferramentas analíticas aplicáveis aos desafios associados à condução de programas, projetos e serviços públicos. O contato com a teoria será sempre mediado pela reflexão a partir de casos concretos de políticas públicas, permitindo aplicações que vão desde o diagnóstico dos principais problemas à construção de estratégias de intervenção, visando a efetividade da ação governamental. O conteúdo será desenvolvido em duas partes. Na primeira parte (que corresponde aos módulos 1 e 2, abaixo), toma-se como ponto de partida a perspectiva top-down e aborda-se as configurações institucionais que caracterizam a governança dos processos de implementação, como elementos associados a (des)construção de capacidades de ação e efetivação de políticas públicas. Discute-se as abordagens de desenho institucional, arranjos de implementação e instrumentação da ação pública, como estratégias analíticas para a avaliação de processos de implementação. A segunda parte (que corresponde aos módulos 3 e 4, abaixo) enfoca a perspectiva bottom-up, que chama atenção para o papel e as formas de influência dos diferentes atores que intervém em processos de implementação, com especial atenção para os agentes de linha de frente (ou “burocratas do nível de rua”) e para os burocratas de médio escalão. Discute-se diferentes abordagens ao desafio prático de conciliar, de um lado, flexibilidade para adaptação e, de outro, unidade, coerência e coordenação. O exercício e aplicação de ambas as perspectivas (partes 1 e 2) sobre casos concretos permitirá a visualização de seus pontos fortes e também dos componentes que requerem revisão e aprimoramento.
Roberto Rocha Coelho Pires
Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Internacional com Pós-Doutorado na Brown University e Foundation Nationale Des Sciences Politiques.
Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O curso abordará as teorias e debates do campo de políticas públicas sobre implementação, visando avançar a formação dos alunos em relação a ferramentas analíticas aplicáveis aos desafios associados à condução de programas, projetos e serviços públicos. O contato com a teoria será sempre mediado pela reflexão a partir de casos concretos de políticas públicas, permitindo aplicações que vão desde o diagnóstico dos principais problemas à construção de estratégias de intervenção, visando a efetividade da ação governamental. O conteúdo será desenvolvido em duas partes. Na primeira parte (que corresponde aos módulos 1 e 2, abaixo), toma-se como ponto de partida a perspectiva top-down e aborda-se as configurações institucionais que caracterizam a governança dos processos de implementação, como elementos associados a (des)construção de capacidades de ação e efetivação de políticas públicas. Discute-se as abordagens de desenho institucional, arranjos de implementação e instrumentação da ação pública, como estratégias analíticas para a avaliação de processos de implementação. A segunda parte (que corresponde aos módulos 3 e 4, abaixo) enfoca a perspectiva bottom-up, que chama atenção para o papel e as formas de influência dos diferentes atores que intervém em processos de implementação, com especial atenção para os agentes de linha de frente (ou “burocratas do nível de rua”) e para os burocratas de médio escalão. Discute-se diferentes abordagens ao desafio prático de conciliar, de um lado, flexibilidade para adaptação e, de outro, unidade, coerência e coordenação. O exercício e aplicação de ambas as perspectivas (partes 1 e 2) sobre casos concretos permitirá a visualização de seus pontos fortes e também dos componentes que requerem revisão e aprimoramento.
OUTRAS DISCIPLINAS DO MESTRADO PROFISSIONAL em Administração Pública
Docente: Weder de Oliveira
Mestre em Direito e Doutorando em Direito pela USP. Ministro do Tribunal de Contas da União
Docente: Alexandre Cambraia
Doutor em Ciência Política.
Coordenador do Eixo de Sistemas, Governança e Identificação do Programa das Nações Unidas para Desenvolvilmento (PNUD).
Docente: Pedro Cavalcante
Doutor em Ciência Política com Pós-Doutorado na Columbia University e University of California.
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia.